Na Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, apenas 200 pessoas puderam assistir a celebração do padre Michael Henrique dos Santos - a igreja tem capacidade para mil pessoas (Foto: Divulgação)
Na Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, apenas 200 pessoas puderam assistir a celebração do padre Michael Henrique dos Santos - a igreja tem capacidade para mil pessoas (Foto: Divulgação)

Exatamente 90 dias depois que a participação de fiéis foi suspensa nas igrejas católicas de Jundiaí por conta do novo coronavírus, as celebrações presenciais voltaram a ser feitas na noite desta quarta-feira (17).

A decisão foi comunicada semana passada pelo bispo diocesano dom Vicente Costa. No feriado de Corpus Christi (11), eles já puderam voltar aos templos – mas apenas para receber a comunhão.

Para poder acompanhar as missas novamente, porém, os católicos jundiaienses e as igrejas tiveram de seguir à risca as determinações para evitar a disseminação do vírus. Uma delas é a capacidade: só 20% dos bancos podem ser ocupados. Os locais são demarcados para que o distanciamento seja respeitado. Sem máscara também não é possível entrar.

Na Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, apenas 200 pessoas puderam assistir a celebração do padre Michael Henrique dos Santos – a igreja tem capacidade para mil pessoas. Todas tiveram de retirar, com antecedência, uma senha para ter o acesso garantido.

“Sei que os paroquianos estavam sentindo falta da Eucaristia, pois sem Deus não somos nada. Nos preparamos com muita responsabilidade, fizemos toda a orientação e treinamento com os voluntários, tudo para que pudéssemos recebê-los da melhor maneira possível ”, comentou o pároco.

Vanda Amaral, moradora no Eloy Chaves, disse que não via a hora de poder voltar à igreja. “É o momento mais marcante desse ano pra mim. Estou muito feliz por voltar nesse lugar que tanto amo”.

Rafael de Oliveira, que também é voluntário na paróquia, disse que foi um momento muito especial poder voltar às celebrações. “Eu sei que estou vivendo um momento único e fico muito feliz de estar aqui”