Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, no Jardim do Lago, em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) de Jundiaí anunciou os horários de celebrações e visitações para o Dia de Finados. Espera-se até 18 mil pessoas no feriado entre os dois cemitérios públicos de Jundiaí. Os cemitérios Nossa Senhora do Desterro e do Montenegro ficarão abertos para visitação das 7h às 17h.

O Cemitério Nossa Senhora do Desterro, no Centro, celebrará três missas em homenagem ao Dia de Finados, no próximo dia 2 de novembro (quinta-feira). As missas acontecerão às 8h, às 10h e às 16h30. Em ambos os cemitérios também acontecerá assistência espiritual de igrejas evangélicas e de outras religiões.

“Nós gostaríamos de orientar os visitantes a evitar levar flores e vasos de plantas que acumulem água, prevenindo assim possíveis criadouros do mosquito da dengue. Tanto que promovemos uma capacitação com nossos servidores para orientação a respeito”, explica o diretor de Ação Social da Fumas, Alan Piccolo. As sepulturas só não poderão ser lavadas no dia 02/11 (dia de Finados).

Os túmulos mais visitados nos cemitérios municipais são: Leonardo Cavalcanti, Dr. Domingos Anastasio, Maria Polito, Vigário João José Rodrigues e Vasco Antônio Venchiarutti, todos no Cemitério Nossa Senhora do Desterro.

“No Dia de Finados, também teremos carrinhos elétricos de passageiros em ambos cemitérios para uso das pessoas com mobilidade reduzida, trazendo maior acolhimento e comodidade no momento das visitações aos entes queridos”, disse o superintendente da Fumas, José Galvão Braga Campos (Tico).

Mobilidade e Transporte Coletivo

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) fará o fechamento das vias no trecho de acesso de ambos os cemitérios. Os motoristas que circularem por esses locais devem ficar atentos às alterações. Haverá toda sinalização necessária e presença de agentes de trânsito para auxiliar e melhorar o fluxo de veículos.

Durante a quarta-feira (01), todas as linhas seguem tabela horária normal, exceto a linha que atende o Paço Municipal, que vai circular com horários especiais, por não haver expediente. Já na quinta-feira (02), o Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) vai operar com os horários de domingos e feriados.

[tdj-leia-tambem]