Presidente do projeto Fios Encantados
Foto: Fios Encantados

Há 4 anos com muito trabalho, a Associação Beneficente Fios Encantados têm crescido e ampliado sua rede de solidariedade. Hoje, a Fios Encantados conta com a dedicação e o carinho de 70 voluntárias, supervisionadas pela idealizadora e presidente do projeto, Mara Gisele Pereira.

A princípio, a ação começou confeccionando toucas em lã antialérgica para crianças que passam por tratamento de quimioterapia no combate ao câncer. No entanto, com o crescimento do projeto, o grupo conseguiu aumentar o universo da confecção para ajudar muito mais.

Hoje, as voluntárias fazem toucas e perucas que representam 15 personagens conhecidos do universo infantil. Além disso, também há itens para adultos que são pacientes oncológicos e almofadas para mulheres mastectomizadas.

Presidente do projeto Fios Encantados
Foto: Fios Encantados

Expansão

O Fios Encantados também confecciona e doa meias, gorros e cachecóis para os idosos que vivem em lares para cuidados especiais; e máscaras em tempos de Covid. A ação se expandiu ainda para famílias em vulnerabilidade social. Até agora, o projeto Fios Encantados conseguiu arrecadar e doar 16 mil toneladas de alimentos, distribuídos para quem precisa.

[tdj-leia-tambem]

O grupo entregou doações a pacientes atendidos em hospitais de Jundiaí, mas também para outras cidades do interior de São Paulo, casas de apoio e em cidades como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belém (PA), Aracaju (SE), Salvador (BA), Caruaru e Recife (PE), João Pessoa (Paraíba), Maceió (Alagoas), Vitória (ES), Goiânia (GO), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO). Assim, a Fios Encantados já tocou vidas em 14 estados brasileiros.

A Fios Encantados não para e avança. O projeto já tem novas propostas para o novo ano, com o objetivo de completar em breve todo o mapa do Brasil na entrega de suas toucas, amparando mais pacientes, famílias, expandindo os limites da solidariedade, podendo ainda chegar em outros países da América Latina.