
Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes – crianças e adultos – que lutam contra o câncer.
Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras de carinho e esperança para esses pacientes. Agora, de acordo com Mara Gisele Pereira, presidente da instituição, faltam poucos estados brasileiros receberem as doações para completar o Brasil. E o trabalho não para por aí!
“Queremos e vamos chegar em todo o Brasil! Depois a América Latina! É a nossa missão, sem limites! Percorreremos o mapa, tipo mochileiro. Graças às mãos encantadas de nossas voluntárias levamos luz por onde passamos”, comenta Mara Gisele.




Além disso, em 2023, a Câmara Municipal de Jundiaí reconheceu oficialmente o Fios Encantados como um serviço de Utilidade Pública. Essa e outras conquistas foram marcantes para o crescimento da instituição nestes seis anos. O grupo de voluntários passou a confeccionar também produtos de conforto para idosos que vivem em casa de acolhimento.
“É muito amor. Uma proposta tão nobre para servir a Deus, conduzindo a nossa equipe de voluntárias com muita sabedoria, dedicação e empenho. Doar-se”, comenta a presidente. “Ser voluntário é crescer a partir de experiências do próximo, vai além do contato humano. Muitas histórias foram transformadas pelo acolhimento, carinho e, acima de tudo, muito amor. Deus sustenta seus filhos quando estamos fazendo o bem”, emociona-se Mara.

Fios Encantados em Jundiaí
Nascida na capital paulista, Mara Gisele escolheu Jundiaí para viver com a sua família e desenvolver o seu trabalho com muita determinação. Com título de Cidadã Jundiaiense, ela também participa de um intenso trabalho como voluntária nas UTIs do Hospital São Vicente e como doutora palhaça no Núcleo Assistencial Casa do Caminho.
Desde 2018, o Fios Encantados tem a missão de acolher o próximo, confeccionando toucas e perucas lúdicas infantis, almofadas para mulheres mastectomizadas; meias, gorros e cachecóis para os idosos. Além disso, as voluntárias arrecadas toneladas de alimentos, roupas e calçados, distribuídos para famílias em vulnerabilidade.

Atualmente a entidade conta com 86 voluntárias que confeccionam com muito carinho as toucas em lã antialérgica que irão agasalhar – e alegrar! – as lindas cabecinhas das crianças em tratamento oncológico e turbantes para as mulheres. Além das demais peças para os idosos.

Trinta mil peças já foram entregues a pacientes atendidos em hospitais de Jundiaí, outras cidades do interior de São Paulo e em muitos Estados, como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belém (PA), Aracaju (SE), Salvador (BA), Caruaru e Recife – em duas viagens (PE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Vitória (ES), Goiânia (GO), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), Blumenau e Timbó (SC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Macapá (AM), Acre (Rio Branco).
Para conhecer mais sobre a Associação, acesse o site www.fiosencantados.com.br ou nas redes sociais: no Facebook – Fios Encantados Jundiaí e Instagram – @fiosencantadoss.
[tdj-leia-tambem]