Fios Encantados: projeto de Jundiaí chega à Brasília

Este mês, a presidente da Associação Fios Encantados de Jundiaí, Mara Gisele Pereira e a voluntária Sueli Hasegava Colhado estiveram em Brasília e Goiás. As representantes do projeto visitaram unidades hospitalares que acolhem crianças e mulheres em tratamento de câncer, casas de apoio e lar de idosos. 

Na capital federal, Mara e Sueli conheceram o Hospital da Criança de Brasília José de Alencar; a unidade da Abraccii – Associação Brasileira de Apoio ao Câncer Infanto Juvenil; e o Lar do Idoso Casa do Vovô. Já em Goiás, na cidade de Goiânia, elas estiveram no Hospital Araújo Jorge; a Casa de Apoio Santa Helena de Goiás; e Casa Nosso Lar – A Casa do Idoso. 

Assim, ao todo, a Fios Encantados entregaram 500 peças carinhosamente confeccionadas pelas voluntárias que fazem parte da instituição jundiaiense.

“A nossa primeira grande missão do ano chegou ao coração do Brasil! Temos o prazer de levar alegria para quem quer que seja, onde estiver: não existem limites para os Fios Encantados. Deus ao nosso lado. Devido à pandemia, muitos lugares ainda não haviam reaberto as suas portas para a visitação, inclusive com proposta como a do Fios Encantados”, destacou Mara.

“Sendo assim, estamos presentes neste reinício como uma das primeiras instituições recebidas. Entregamos toucas para agasalhar os corações, amenizar os corações durante os tratamentos que são tão pesados: em troca recebemos os melhores sorrisos, espontâneos”.

“Queremos e vamos chegar em todo o Brasil! Depois a América Latina! É a nossa missão, sem limites! Percorreremos o mapa, tipo mochileiro! Graças às mãos encantadas de nossas voluntárias, igualmente encantadas. Levamos luz por onde passamos.”, completou.

A Fios Encantados

A ideia nasceu em abril de 2018, quando a idealizadora Mara trouxe o projeto para Jundiaí após vivenciar experiências muito significativas. Assim, surge uma grandiosa corrente do bem. Uma iniciativa filantrópica e sem fins lucrativos, que confecciona e doa toucas em crochê e perucas de personagens infanto-juvenis. Assim, o projeto visa agasalhar e proteger a cabeça de pacientes oncológicos durante os procedimentos de quimioterapia.

Com isso, o projeto já entregou 16 mil toucas em Jundiaí e região durante estes 4 anos de atividades da instituição em Jundiaí e região; além do interior de São Paulo, em diversas localidades do país, como nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Espírito Santo. De acordo com a fundadora, as toucas são entregues com uma mensagem muito especial, escritas pelas próprias voluntárias, com todo o carinho, o amor de cada coração. É muito respeito ao próximo.