Operação de fiscalização aconteceu no bairro Santa Clara, em Jundiaí
Foto: Reprodução/Guarda Municipal de Jundiaí

Neste sábado (27), a ação de fiscalização integrada contra a disseminação da Covid19 foi intensificada em Jundiaí, com blitzes na avenida Luiz Gobbi, no bairro Santa Clara. A ação teve o objetivo de reduzir o fluxo desnecessário, aglomerações e orientar munícipes sobre o uso de máscaras e cumprimento das outras medidas de segurança sanitária.

“O momento é extremo. A contaminação e a circulação do vírus estão altas. Somente com a redução dos deslocamentos das pessoas se faz o enfrentamento à doença. As ações são intensificadas para orientar sobre a legislação e as medidas restritivas adotadas a partir do decreto 29.853 de 26 de março”, explica o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Leopoldo Casseta Maryssael de Campos.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, as medidas restritivas aplicadas com o decreto, está a proibição da venda de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento nos finais de semana, e consumo em locais públicos. O comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno, conta que a ação de fiscalização conta com a parceria dos órgãos públicos.

“Além de blitz nos limites do município, vicinais, bairros de chácaras de veraneio e pontos conhecidos de aglomerações, as equipes apoiam os Fiscais do Comércio, Vigilância Sanitária, Unidade de Gestão de Mobilidade de Transporte (UGMT) e Procon para que as medidas determinadas em decreto sejam atendidas.”

Moreno conta que, só no período da manhã, cerca de 300 pessoas foram abordadas no Vale Azul e orientadas a não aglomerar. “Número expressivo para o momento que estamos da pandemia”, explica.

[tdj-leia-tambem]

Mensagem de alerta

A Guarda Municipal de Jundiaí também utilizou um carro de som com a mensagem de alerta e orientação. Assim, as recomendações puderam alcançar pessoas à pé e nos carros. “O objetivo é orientar para que evitem qualquer tipo de aglomeração e contato social, usem máscaras e se saiam de casa somente em caso de necessidade”, relembra o gestor da Casa Civil.