Pessoas com capas de chuva amarelas fazendo doações de alimentos
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde a noite de sábado (29), equipes da gestão de Jundiaí atuam nas ruas da cidade, atendendo a população atingida pelas fortes chuvas deste final de semana. Neste domingo (30), o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu no Paço Municipal com gestores e com o Comitê de Crise para Enfrentamento de Chuvas, para definir estratégias que ajudem as famílias jundiaienses o mais rápido possível.

“Nosso objetivo é minimizar os efeitos às famílias atingidas em curtíssimo prazo, com o foco em preservar vidas. Por isso, pedimos à população que respeite os alertas e interdições da Defesa Civil. Aceitem nosso acolhimento”, destacou Machado.

Reunião de gestores e Prefeito de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Atendimento e interdições

Entre a noite de sábado (29) e o domingo (30), as equipes atenderam mais de 40 ocorrências e interditaram 15 imóveis. Os bairros mais atingidos foram Jardim São Camilo, Vila Marlene, Jardim Tulipas, Santa Gertrudes, Vila Joana, Balsan, Jardim Roma, Vila Palma, Jardim Sorocabana, Roseira e Jardim Novo Horizonte.

Além de vistorias, mais de 200 pessoas que tiveram prejuízos por conta da chuva receberam visita da Fundação Municipal de Ação Social e da equipe da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social. A gestão municipal reforça que a EMEB Beatriz Blattner Pupo, no Jardim Novo Horizonte, está aberta para quem necessitar de abrigo; além do projeto Criança na Tenda, da igreja do Jardim São Camilo.

[tdj-leia-tambem]

Chuva histórica

De acordo com a Defesa Civil da cidade, Jundiaí foi atingida por mais de 280 milímetros de chuva nas últimas 72 horas. Esse foi o maior índice registrado nos últimos 10 anos no município.

O coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, informou que havia um alerta da Defesa Civil do Estado para 200 milímetros de chuva. Porém, o volume foi maior. “Nosso nível de preocupação é para acima de 80 milímetros. A partir desse volume, o solo torna-se instável. Em 72 horas, esse volume foi quatro vezes maior.”

Gimenez destacou que as ações preventivas realizadas ao longo da Operação Verão amenizaram os impactos da chuva. Durante os meses, a Operação realiza desassoreamento e limpeza de rios e córregos, limpeza de bocas de lobo e poda de árvores. “Além disso, temos um mapeamento, com a classificação e acompanhamento das áreas de risco do município.”

A Defesa Civil ainda reforça que a chuva deve persistir na região até quarta-feira (2), mas com menos intensidade. Assim, em caso de necessidade, pode-se contatar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 4586-0666.

Além disso, o órgão orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas, as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.