Rodoviária de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (19), uma reunião em Jundiaí definiu investimentos para manutenção e conservação, ampliação nas medidas de segurança e aprimoramento na qualidade dos serviços prestados no Terminal Rodoviário Intermunicipal da cidade.

A definição da força-tarefa partiu de técnicos da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), com representantes do Centro Pop, Guarda Municipal e Socicam. A Socicam é a empresa com contrato de concessão, responsável pela administração, operação e manutenção da rodoviária.

A Prefeitura de Jundiaí e a Socicam já tratavam do plano de ação apresentado, a partir de monitoramento e fiscalização do poder público. Assim, avaliam a qualidade da infraestrutura e dos serviços.

Para melhorar a infraestrutura, a UGMT solicitou intervenções para a conservação da cobertura e dos bancos, a realização de limpeza e pintura de dependências. Também solicitaram reparos nos sistemas elétricos e hidráulicos da Rodoviária.

“Essas demandas são prioritárias, e vão reforçar as condições de mobilidade com qualidade, eficiência e segurança a aproximadamente 60 mil usuários que embarcam e/ou desembarcam por mês, na Rodoviária de Jundiaí”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

[tdj-leia-tambem]

Além disso, o grupo definiu um trabalho integrado entre a UGADS e Guarda Municipal para ampliar as medidas de segurança dos passageiros. A integração também quer oferecer assistência e acolhimento a pessoas em situação de rua que circulam pela rodoviária e, muitas vezes, dormem em áreas próximas.

Investimentos

De acordo com o gerente de operações da Socicam, Alexsandro Silva, a empresa irá destinar R$ 800 mil, neste ano, para melhorias na infraestrutura. Desse valor, a metade será para a manutenção da cobertura. “Além disso, já estamos com um projeto para ampliar o monitoramento por câmeras, o que vai proporcionar mais segurança e agilidade na nossa atuação, em caso de alguma necessidade.”

Também estão previstas adequações para acessibilidade e inclusão, como a implantação de mapa e piso tátil, além de sanitário para família. A administradora está realizando os ajustes finais para obter o certificado de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Este auto atesta que a edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação.

Resultados

Para acompanhar essas demandas e os resultados da força-tarefa, o grupo marcou uma nova reunião para daqui 15 dias. “Além de fazermos um balanço do quanto progredimos, na próxima reunião levaremos novas demandas e ações para garantir a entrega de melhores serviços à população”, explica Queiroz.