Árvore caída
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A manhã deste domingo (19) começou com uma operação intensa em Jundiaí. Após o vendaval que atingiu o Estado de São Paulo durante a madrugada, a Prefeitura iniciou, às 7h, um amplo trabalho de força-tarefa para desobstruir vias interditadas por quedas de árvores em diferentes pontos da cidade.

Mesmo sem figurar no radar estadual das maiores rajadas de vento, o município registrou a queda de cerca de dez árvores de grande porte em vias de grande circulação, como as avenidas Antonio Frederico Ozanan e Nove de Julho, e as ruas Barão de Teffé e Carlos Salles Bloch.

Ação integrada entre secretarias

A operação reuniu diversos setores que já atuam de forma conjunta para garantir a segurança e a mobilidade urbana. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio das diretorias de Zeladoria e Conservação, Iluminação Pública e Parques, Praças e Jardins, encaminhou caminhões munck para a remoção das árvores.

Também participam da força-tarefa a Secretaria de Mobilidade e Transporte, responsável pela sinalização e otimização do tráfego; a Guarda Municipal, incluindo o Grupamento Florestal; a Defesa Civil, que coordena ações preventivas e de apoio à população; e a CPFL, acionada quando há queda de energia.

“O trabalho não para”, afirma secretário

Na avenida Antonio Frederico Ozanan, uma das principais da cidade, equipes atuaram desde cedo na remoção de uma árvore que interditava a via.

“O trabalho não para, sempre há equipes nas ruas prontas para liberar a circulação das pessoas e evitar mais transtornos à população. Nosso trabalho é intersetorial, com o objetivo de defender os munícipes”, destacou Jeferson Coimbra, secretário interino de Infraestrutura e Serviços Públicos.

O secretário de Mobilidade e Transporte, Paulo Sacramone, reforçou a agilidade das ações: “Nós temos um controle operacional com agentes trabalhando 24 horas por dia, e infraestrutura completa para atuar tanto na parte de transporte quanto na parte de mobilidade. Por estarmos sempre no ar, ficamos sabendo muito rápido quando há uma ocorrência e já acionamos as equipes para o local.”

Defesa Civil destaca participação da população

O coordenador da Defesa Civil, coronel Gimenez, ressaltou que o sucesso da operação também depende da colaboração dos moradores.

“Os motoristas dos ônibus nos encaminham, em tempo real, informações sobre o que está acontecendo nas vias do município. E é gratificante esse trabalho de todos em um sistema que tem como objetivo criarmos uma cidade mais resiliente, que tem dimensão dos impactos ambientais e já coloca em ação os serviços às comunidades.”

Canais de atendimento

Moradores podem informar sobre quedas de árvores e outras ocorrências pelos canais 156, da Prefeitura de Jundiaí, ou 199, da Defesa Civil. As equipes permanecem de prontidão para garantir a segurança e o restabelecimento da normalidade nas vias públicas.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5

[tdj-leia-tambem]