Professores assistem à palestra da Escola da Gente na Unip Jundiaí sobre o Currículo Jundiaiense para a Educação Infantil.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Como parte das ações do programa Escola da Gente Jundiaí, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu uma atividade formativa voltada aos professores da Educação Infantil, turmas de G4 e G5, com o objetivo de aprofundar a aplicação prática do Currículo Jundiaiense. O encontro contou com a palestra do doutorando em Educação e palestrante Douglas Dantas, realizada no auditório da Unip Jundiaí.

Cerca de 400 professores e gestores da rede municipal participaram da formação, divididos em turmas nos períodos matutino e vespertino, de acordo com o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC).

[tdj-leia-tambem]

Reflexão sobre práticas pedagógicas

A diretora do Departamento de Educação Infantil da SME, Ellen Rozante, destacou a importância do momento.

“Considerando a importância do Programa Escola da Gente, do diálogo e da escuta por parte do governo municipal, bem como a necessidade de que o Currículo pedagógico esteja enraizado na prática cotidiana da rede, programamos esta palestra como um momento de reflexão para os nossos professores sobre essa temática. Esta formação integra uma série de encontros já realizados com diretores e coordenadores, com o propósito de, ao dialogarmos com os professores, fortalecermos as práticas e aprendizagens em sala de aula, também a partir da escuta atenta das crianças”.

Currículo vivo e centrado na criança

Com o tema “Currículo Jundiaiense na Educação Infantil: Qualificando a Prática”, Douglas Dantas ressaltou o papel do currículo como instrumento vivo no cotidiano escolar e a centralidade da criança nas práticas pedagógicas.

“O Currículo de Jundiaí é um documento bem escrito, dialoga com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e traz uma profundidade conceitual que realmente impressiona. Eu sempre faço questão de mencioná-lo e elogiá-lo nas palestras que realizo pelo Brasil. Este momento que vivemos hoje vem justamente ao encontro da importância de refletirmos, juntos, sobre como esse Currículo precisa estar vivo, presente no dia a dia da escola, nas ações de planejamento, no desenvolvimento das atividades e em cada prática cotidiana. Desde a pessoa que abre o portão da escola até a direção e toda a comunidade educativa, todos nós fazemos parte desse movimento, porque o Currículo só ganha vida quando é vivido por cada um de nós, no encontro com as crianças e nas experiências que construímos juntos”.

Arte e educação em sintonia

As aberturas das palestras nos dois períodos contaram com apresentações artísticas de bailarinos da escola Creare Dança, participantes do projeto “Tem dança na escola”, que acontece em mais de dez unidades de ensino do município. A ação reforça a integração entre arte, educação e desenvolvimento infantil — pilares do programa Escola da Gente.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5