
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Jundiaí realizou uma formação em Primeiros Socorros voltada às equipes gestoras das escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa integra as ações do programa Escola da Gente e assegura o cumprimento da Lei nº 13.722/2018 (Lei Lucas), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para profissionais da educação básica.
Formação para salvar vidas
O treinamento aconteceu no Complexo Argos, nos períodos da manhã e da tarde, e reuniu cerca de 250 diretores, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos. A ação foi organizada pelo Departamento de Formação da SME em parceria com a FMJúnior, empresa júnior composta por estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
“Formações como esta reafirmam o compromisso da gestão municipal com o cuidado, segurança e a vida dos estudantes. A escola é um espaço de aprendizagem, convivência e acolhimento, onde, eventualmente, o inesperado pode acontecer. Por isso, em consonância com o programa Escola da Gente e o cumprimento da Lei Lucas, queremos fortalecer a nossa rede e, por meio da formação, trazer tranquilidade e rapidez em prol de salvar vidas”, destacou Sheila Hamburg, diretora do Departamento de Formação da SME.
Teoria e prática com especialistas
As atividades começaram no auditório Elis Regina, com a parte teórica ministrada pelo médico Guilherme Bellato, que explicou as manobras e protocolos para primeiros socorros em casos de parada cardiorrespiratória, engasgo, crise convulsiva e queimaduras. Bellato também reforçou os cuidados específicos com lactentes e a importância de acionar o SAMU com agilidade.
Em seguida, os 12 estudantes da FMJúnior conduziram seis estações práticas no Centro Municipal de Formação do Complexo Argos, onde os participantes puderam treinar manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e desengasgo utilizando bonecos de diferentes tamanhos — infantil, jovem e adulto.
Aprendizado que faz a diferença
A formação foi bem recebida pelos educadores. Eliane Artico, coordenadora da Emeb Professora Nilse Moraes Leite (Residencial Jundiaí), ressaltou a relevância da ação. “Esta é uma formação de extrema importância, pois conhecimento e preparo trazem tranquilidade e calma. E isso tudo se traduz em salvar vidas”, afirmou.
Já Daniella Evers, assistente de direção, e Carolina Marcondes, coordenadora da Emeb Professora Geralda Berthola Facca (Jardim do Lago), destacaram o impacto prático do aprendizado.
“A tranquilidade de saber o passo a passo, acionar as pessoas necessárias e atribuir as funções de cada um na hora do socorro ajudam a salvar uma vida. Por isso formações como esta são necessárias”, comentou Daniella.
Ao final da capacitação, todos os participantes receberam certificados nominais emitidos pela FMJúnior, reconhecendo a importância da formação contínua e do preparo das equipes escolares para agir com segurança em situações de emergência.