Fim de semana de calor em Jundiaí
Paisagem urbana em Jundiaí, com mesquista, avenida com carros e prédio ao fundo sombreados e céu amarelado do entardecer

Estamos na metade da semana e já pudemos sentir os impactos da forte onda de calor na região, e a previsão é de que as temperaturas continuem altas pelo menos até o final de semana.

Pela região de Jundiaí, a máxima prevista para quinta-feira (1º) e sexta-feira (2) é de 37ºC, o que é considerado recorde de temperatura. Além disso, é provável que as mínimas de temperatura também batam recorde neste período. De acordo com as medições da Estação Meteorológica Cepagri, são as maiores temperaturas dos últimos 30 anos na região.

Apenas no sábado (3), uma frente fria passando pelo sul do país deve aliviar os termômetros e influenciar a região leste do estado de São Paulo. No domingo (4) terão rajadas de vento forte que podem chegar à 70 km/hora e nebulosidade. Porém, sinais de chuva serão observados apenas no litoral paulista.

“A temperatura vai cair um pouco, as máximas devem ficar inferiores a 30ºC. Ainda é bastante quente mas já é um alívio”, informou Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri da Unicamp.

A Defesa Civil passou algumas recomendações durante as ondas de calor:

  • Hidrate-se;
  • Prefira ambientes arejados, evitando aglomerações;
  • Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol;
  • Preste atenção a idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente.

[tdj-leia-tambem]