fortes chuvas - Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (6), a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para fortes chuvas que irão atingir todas as regiões de São Paulo na quinta-feira (7) e sexta-feira (8). Jundiaí será uma das cidades afetadas pelos temporais. 

“Essas chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Este alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte, além de condições para temporais”, informa o órgão.

E nesta quinta-feira, a partir das 8h, o Governo de São Paulo irá instalar o gabinete de crise para garantir assistência e segurança da população em casos de emergências decorrentes das fortes chuvas previstas no estado. 

Imagem: Divulgação/ Defesa Civil de SP

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos 

O gabinete de crise também mobiliza as Agências Reguladoras do Estado de São Paulo, como concessionária de energia elétrica e abastecimento de água, permitindo uma comunicação direta e efetiva durante a ação.

Alerta para fortes chuvas em Jundiaí

Segundo o portal meteorológico Climatempo, a cidade que enfrentará a nova frente fria está com mínima prevista de 18ºC e até 100% de probabilidade de chuva, indicando fortes chuvas durante o dia. 

[tdj-leia-tambem]

Recomendações da Defesa Civil do Estado

O órgão recomenda que a população evite locais abertos durante as fortes chuvas, como praias, campos de futebol e estacionamentos, além de ficar próxima a objetos altos e isolados (ex.: árvores, postes, caixas d’águas e quiosques).

E também é de extrema importância que o indivíduo se mantenha afastado durante as fortes chuvas de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como: geladeiras, fogões, televisores e chuveiros elétricos.

Importante:

  • Em caso de ventos fortes, a população deve evitar ficar próximo de árvores, postes, fios e semáforos;
  • Não desafiar a força das águas, evite enxurrada ou andar em áreas alagadas;
  • Em áreas de encosta, observe sinais de deslizamento (movimentação do solo, rachadura nas paredes e árvores ou postes inclinados);
  • Se cair um fio energizado sobre o veículo, fique dentro do carro até o resgate chegar.

Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199.