Foto: Prefeitura de Várzea Paulista
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nesta quinta-feira (26), ocorreu o 1º Fórum Regional de Direitos Humanos no anfiteatro da Universidade Anchieta em Jundiaí. O evento reuniu autoridades municipais de todas as cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), representantes da cidade de Itatiba, que estavam como convidados, e alunos da rede estadual. Além disso, os presentes prestigiaram uma palestra do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Dr. Fábio Prieto de Souza.

O evento abordou temas relacionados às áreas de sustentabilidade, dignidade humana, meio ambiente, diversidade, educação, cidadania, vida e liberdade, segurança, entre outros. O debate desses tópicos tinham como objetivo criar políticas públicas em um sentido integrado entre todas as cidades participantes.

O prefeito Professor Rodolfo Braga, que é vice-presidente da Região Metropolitana de Jundiaí, presidiu a abertura do Fórum e falou sobre a importância do evento. “Nossa região tem mais de um milhão de habitantes, e entre esses habitantes, contamos com demandas familiares. Realizar políticas públicas sem levar em consideração essa singularidade regional não faz mais sentido, precisamos debater soluções coletivas e integradas”, ressaltou o prefeito.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Após a abertura oficial, Rodolfo presenteou todas as autoridades com uma orquídea, símbolo de Várzea Paulista, e agradeceu a parceria entre todos os municípios.

União regional

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Dr. Fábio Prieto, falou sobre a necessidade de discutir os direitos humanos de uma maneira abrangente e inclusiva e disse que o lema do governo estadual é direitos humanos para todos. “Essa política ficou restrita a somente uma parcela da sociedade; precisamos ter uma visão equilibrada sobre os direitos humanos e criar instrumentos políticos que abranjam a sociedade como um todo”, afirmou.

De acordo com o gestor da Casa Civil de Jundiaí, Gustavo Maryssal, as cidades da região discutiram e planejaram a iniciativa há quatro meses. “Hoje demos um passo importante para a consolidação dos direitos humanos de todos os cidadãos da nossa região. Precisamos de um núcleo forte, unido, que perpasse por todas as políticas públicas que envolvam a dignidade humana de uma maneira conjunta”, pontuou.

O gestor de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista, Leandro Marques, comentou que o principal objetivo do Fórum é trocar ideias levando em consideração a familiaridade regional que existe na região. “É um passo muito importante que demos hoje, e quem só tem a ganhar com isso é a população. Discutir, levantar pautas e ouvir uns aos outros é o que fará toda a região estar em sintonia socialmente, garantindo o direito do cidadão”, destacou.

Direitos humanos e o protagonismo municipal

Após a palestra, as cidades expuseram diversos estandes que traziam símbolos da cultura e da gastronomia de cada uma. A gestora executiva de Cultura e Turismo, Renata Câmara, destacou que o acesso à cultura é um direito humano garantido a todos os cidadãos e que políticas públicas integradas, que promovam o protagonismo cultural de cada cidade, são de extrema importância para a garantia desse direito. Além disso, realizaram salas de debates com temas diversificados no período da tarde. Todos os assuntos debatidos fazem parte da agenda de 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Presenças

Estiveram presentes no evento o secretário executivo de Estado da Justiça e Cidadania, Raul Christiano Sanchez, o vice-prefeito Fernando Pasqualino, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário, o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Antônio Carlos Albino, o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antônio Parimoschi, o vice-prefeito de Campo Limpo Paulista, Paulo Favaro, a vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros, o prefeito de Itupeva, Angelin Lourenção, a prefeita de Jarinu, Débora Prado, o prefeito de Louveira, Stanislau Steck, o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto, além de gestores municipais de Várzea Paulista.

[tdj-leia-tambem]