Jundiaí vista de cima

A primeira quinzena de julho foi marcada por um bloqueio atmosférico causado por um grande sistema de alta pressão atmosférica. Agora, esses efeitos destas frentes frias no Brasil irão decorrer da segunda quinzena do mês, fazendo com que as temperaturas em Jundiaí possam atingir 6ºC.

A segunda frente fria do mês se organiza entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina, associada a um ciclone extratropical que também se forma no litoral gaúcho. Esta frente fria tem pouco ar polar e consegue avançar até o Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio De Janeiro principalmente com aumento da nebulosidade, mas pouca chuva nestes estados. A Grande São Paulo sente a queda da temperatura e o aumento da nebulosidade, mas só deve ter chuviscos.

A frente fria que atua entre 17 e 19 de julho e a esperada para o dia 24 de julho em diante (a mais forte), terão massas de ar frio de origem polar e deslocamento sobre o Brasil que vão permitir a ocorrência de geada novamente no país. No dia 19 de julho, por exemplo, já tem previsão de geada para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

[tdj-leia-tambem]