
Consumir frutas, verduras e legumes da safra é sinônimo de economia e qualidade nas feiras livres e varejões municipais de Jundiaí. Além de garantir o melhor preço direto do produtor rural, o consumidor leva para casa produtos mais frescos, saborosos e duradouros.
Frutas da estação: pêssego e amora em destaque
De acordo com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (SMAAT), as frutas em alta neste período são o pêssego, amora, maracujá, acerola e pitanga.
Na Feira do Produtor Rural no Paço Municipal, o produtor Mailson Zuchatti, do bairro Rio Acima, apresentou os pêssegos da variedade aurora, cultivados por ele e por familiares no bairro Champirra.
“Este ano a safra está muito boa, floresceu e fez frio nas épocas certas. Esta variedade tem a polpa bem amarelada e é colada no caroço, isso faz a fruta aguentar mais tempo, dá durabilidade e firmeza”, explicou Mailson.
Ele também destacou o valor da sazonalidade: “Consumir a fruta conforme a sazonalidade gera expectativa no consumidor. Tem quem espera para comer uva nas ceias de fim de ano e na Festa da Uva, e isso traz memória afetiva.”
O produtor participa ainda da Feira do Produtor no Jardim Samambaia, às segundas-feiras, e no calçadão da Rua São José, nos demais dias.
Amoras com sabor e criatividade
Na banca de Elisângela Castro, produtora do bairro Caxambu, quem brilha é a amora. “Temos um pé só lá no sítio, de uma variedade que misturou amora com framboesa, por isso esse tamanho maior da fruta. E ele começou a produzir há um mês e deve continuar no próximo, pois ainda tem verde no pé. Por isso já plantamos mais seis árvores, para aumentar a produção ano que vem. É uma fruta boa, que dá para inventar muita coisa, fazer sucos, geleias e vitaminas. E é uma opção acessível. A bandejinha sai por R$ 5, se fosse mirtilo, por exemplo, com certeza custaria mais”, contou.
Além das frutas, Elisângela oferece uma grande variedade de hortaliças cultivadas o ano todo: hortelã, agrião, manjericão, beterraba, cabotiã, mandioca, alho-poró, almeirão, couve-flor, brócolis, salsão, alfaces de vários tipos, chicória, cheiro-verde, coentro e espinafre.
Consumidores valorizam qualidade e praticidade
A servidora Kate Galastri é uma das clientes fiéis da feira do Paço. “Comprei alho-poró para colocar na sopa e fazer risoto, alface americana para salada e vou experimentar também a catalonha, um tipo de almeirão que dá para comer cozida, refogada ou como salada. Compro sempre aqui porque facilita a vida e os produtos são sempre excelentes, de qualidade. Tudo muito fresco.”
Apoio e valorização do produtor local
Para o diretor do Departamento de Abastecimento da SMAAT, Ezequiel Melo, o incentivo ao produtor rural é fundamental. “As feiras livres e varejões de Jundiaí têm o privilégio de ter produtores como integrantes. Trata-se de uma prioridade do governo municipal e para eles é mais uma oportunidade de escoamento de safra.”
Onde encontrar?
Os endereços, datas e horários das feiras livres e varejões diurnos e noturnos estão disponíveis no site da Prefeitura de Jundiaí.
- A Feira do Produtor Rural no Paço Municipal, aberta ao público em geral, terá novas edições em 29 de outubro, 14 e 26 de novembro, e 17 e 23 de dezembro.
- O Paço fica na Avenida da Liberdade, s/n – Jardim Botânico, com funcionamento das 8h às 17h e estacionamento gratuito.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
[tdj-leia-tambem]