Casa em área de risco em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em 2023, a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) de Jundiaí retirou, acolheu e ofereceu o auxílio para 17 famílias do Jardim São Camilo. A Defesa Civil interditou os imóveis, demolidos para evitar novas ocupações em áreas de alto risco para deslizamentos/desabamentos. Além disso, a equipe também demoliu na semana passada, um barraco e uma construção desocupada, ambas em área particular pela segurança do local.

De acordo com o superintendente da FUMAS, José Galvão de Braga Campos “Tico”, as ações fazem parte do novo olhar da administração para a contenção das áreas de risco e com submoradias. “No começo do ano tivemos a ocorrência de chuvas que impactaram em residências, uma inclusive, que foi soterrada. A retirada dessas famílias da situação de alto risco para a sua segurança é a primeira medida, seguida pela demolição e ações de contenção”, explica.

[tdj-leia-tambem]

Para o diretor de Departamento de Obras e Projetos da FUMAS, Edilson Chrispim, o próximo passo é definir as intervenções urbanísticas para o local. “Retiramos as famílias e fizemos as demolições para segurança de toda a população residente no local. Os imóveis foram avaliados por técnicos e os laudos da Defesa Civil apontavam rachaduras, instabilidade e alto risco para o local, inclusive as duas construções demolidas na sexta-feira, que colocavam em risco outras casas ao longo do trecho”, comenta, apontando a próxima fase. “Agora, vamos definir qual a melhor proposta para a recomposição urbanística do local, para garantir a segurança de todos.”

Todas as famílias afetadas e que se encontravam em situação de vulnerabilidade habitacional recebem auxílio-moradia, no valor de R$ 850 por mês.

Santa Gertrudes

Ainda na semana passada, no bairro Santa Gertrudes, ação de fiscalização identificou dois inícios de construções irregulares em área pública (invasão). As duas garagens ainda não tinham moradores e a FUMAS demoliu também as construções. “Para agilizar as ações de fiscalização e contenção dos núcleos de submoradias, a equipe de fiscalização da FUMAS foi agregada aos técnicos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente. Desta forma a cidade ganha em agilidade no atendimento às denúncias, avaliações de risco etc”, explica o diretor.