Prédio da UBS ao lado de tenda, que funciona como Unidade Sentinela
Unidades Sentinelas atendem pessoas que estejam, exclusivamente, com sintomas de coronavírus. (Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Funcionários das quatro Unidades Sentinelas de Jundiaí, que funcionam exclusivamente para atendimento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, começam a ser vacinados nesta sexta-feira (22).

“Ontem fizemos a distribuição em toda a rede hospitalar de Jundiaí, tanto rede pública quanto rede privada. Hoje a gente termina a distribuição nas Unidades Sentinelas. Esses equipamentos trabalham geralmente em regime de plantão 12 por 36. Então, aproximadamente dentro de três ou quatro dias todos os trabalhadores que estão na linha direta do enfrentamento ao coronavírus estarão sendo imunizados com a primeira dose da vacina Coronavac”, explica o gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera.

A cidade recebeu a primeira remessa de vacinas na manhã de quinta-feira (21) e deu início à vacinação logo em seguida, no Hospital São Vicente.

Além das Unidades Sentinelas, foram 765 vacinados na rede pública de Jundiaí, incluindo profissionais que trabalham no São Vicente, Hospital Universitário, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nos Pronto Atendimentos.

No Hospital Pitangueiras, o primeiro profissional da unidade a receber a vacina foi o infectologista Danilo Costa Duarte, de 42 anos, na tarde de quinta. O médico trabalha no hospital desde 2007 e tem sido uma das lideranças na linha de frente do combate à Covid-19.

Vacinação nas Unidades Sentinelas. (Foto: Divulgação)
Imunização começou na tarde de quinta-feira (21) no Hospital Pitangueiras. (Foto: Hospital Pitangueiras/Divulgação)

Nessa primeira fase, 500 profissionais da linha de frente serão vacinados dos 800 funcionários do hospital. A Unimed começou a vacinar os profissionais de saúde nesta sexta.

Na região

Várzea Paulista recebeu na quarta-feira (20) à noite e começou a vacinação na quinta. Até o momento, foram aplicadas 112 doses das 920 recebidas na cidade. Isso representa 12,17% da imunização.

Campo Limpo Paulista também recebeu 680 doses na quarta-feira e deu início à campanha no dia seguinte. 64 pessoas foram imunizadas na quinta, um índice de 9,41%.

Em Itatiba, 607 doses das 1.360 já foram aplicadas, 44,63% do previsto. Itupeva vacinou 260 profissionais da saúde do total de 440 doses recebidas (59%). Em Jarinu, 161 profissionais da saúde já foram imunizados, ou seja, 50,47% do total. São 319 doses disponíveis na cidade.

Já Cabreúva começou a aplicar as doses nesta sexta. Os três primeiros profissionais da saúde foram vacinados, menos de 1% do total. Restam 317 doses na cidade.

Com informações do G1.