Vista aérea de Jundiaí com a Serra do Japi em primeiro plano e prédios da cidade ao fundo.
A fotografia mostra a Serra do Japi, em Jundiaí (SP), coberta por uma extensa área verde, em contraste com os prédios altos e a área urbana da cidade ao fundo. A imagem destaca a relação entre natureza e desenvolvimento urbano, tema diretamente ligado à atuação do COMDEMA Jundiaí, que está com inscrições abertas para a gestão 2025-2027.

A Fundação Serra do Japi celebra nesta quarta-feira (17) uma década de existência. Criada pela Lei nº 8.489, de 17 de setembro de 2015, a instituição foi idealizada ainda em 1990, mas só saiu do papel 25 anos depois.

“O trabalho da Fundação é essencial para manter a Serra do Japi protegida e para incentivar a pesquisa científica e a educação ambiental em Jundiaí. São 10 anos de dedicação à preservação do nosso patrimônio natural”, afirma o prefeito Gustavo Martinelli.

Contexto histórico e criação

Segundo o superintendente da Fundação, Flávio Gramolelli Junior, a proposta surgiu há 35 anos, durante a gestão do então prefeito Walmor Barbosa Martins.

“Naquela época foram criadas a Reserva Biológica Municipal (ReBio), a Base Ecológica, o primeiro convênio de pesquisas com a Unicamp e a Fundação SOS Serra do Japi”, recorda. Embora a Câmara Municipal tenha autorizado a criação da Fundação naquele período, o projeto não chegou a ser implementado.

O tema voltou a ser discutido em 2013, quando um novo projeto de lei foi encaminhado ao Legislativo. “Em 4 de março de 2013, a Lei nº 8.382 autorizou a criação da Fundação e, em 17 de setembro de 2015, a Lei nº 8.489 efetivou sua instituição”, explica Gramolelli.

Missão, estrutura e sede

A Fundação tem como objetivos a preservação, proteção e conservação da Serra do Japi, além do fomento à pesquisa científica e à educação ambiental, especialmente na ReBio.

É composta por uma Secretaria Executiva, um Conselho Curador e um Conselho Fiscal, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades da autarquia municipal. Sua sede funciona no Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM), no bairro Santa Clara.

Ações e programação deste mês

De acordo com o diretor técnico da Fundação, Wagner de Paiva, não haverá um evento específico para a celebração, já que a equipe está envolvida em diversas ações previstas para este mês.

“Estamos organizando as oficinas de discussão da Estrada-Parque, dois mutirões de limpeza de córregos e cachoeiras, treinamentos de combate a incêndios e o evento Café com Rocha, no próximo dia 20”, destaca.

Serviço e contato

Mais informações sobre a Fundação Serra do Japi estão disponíveis no site www.serradojapi.jundiai.sp.gov.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4589-5769.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]