
Reconhecida por sua vocação à qualificação gratuita à população, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) se tornou referência também para cidades da região.
Em visita à unidade, localizada dentro do Parque da Uva, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Louveira, Magali Steck, considerou essencial o trabalho desenvolvido pelo Funss, no município. “É muito bonito o que acontece aqui, desde as campanhas assistenciais até a oferta de capacitação para quem precisa. Volto para Louveira repleta de ideias e com muita vontade de realizá-las para os nossos munícipes”, disse.
No encontro também esteve presente a presidente do Fundo Social de Caieiras, Glazieli Cavallaro. “Estou visitando algumas cidades da região para conhecer as ações realizadas, trocar experiências e, claro, levar novos projetos para o meu município”, disse ela.
As visitantes foram recebidas pela primeira-dama de Jundiaí, Vanessa Machado. Acompanhada da diretora da unidade, Francine Picardi, a presidente do Funss apresentou toda a infraestrutura, como salas de aulas e equipamentos utilizados por alunos e professores.
“Em nosso município, o Fundo Social é o lugar de fomento à geração de renda e emprego por meio do conhecimento. Por isso, é sempre uma alegria compartilhar nossas experiências com outras cidades, que também creem na capacitação como a melhor forma de transformar a realidade das pessoas. Tenho certeza de que, juntos, faremos a nossa região potente ainda mais forte”, afirmou Vanessa. “Adorei o trabalho feito, aqui. Fiquei encantada com tudo, principalmente com a cozinha-escola onde ocorrem os cursos voltados à Gastronomia”, contou Glazieli.

A cada ano, os números consolidam a dedicação do Fundo Social voltada ao fortalecimento do público em prosperidade social. Desde 2017, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí já ofereceu 24.201 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional.
No ano de 2021, mesmo diante do cenário pandêmico, o Fundo Social abriu 1.746 vagas de forma gratuita para homens e mulheres, em cursos como Eletricista Residencial, Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelhas, Panificação, Cuidador de Idosos e Costura Criativa, entre outros. “Acreditamos que todos nós podemos ser protagonistas da nossa própria história e nada melhor que estar preparado para as oportunidades. A formação é alicerce para melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer as famílias que vivem aqui”, concluiu Vanessa.
Neste ano, entre os meses de fevereiro e agosto, foram oferecidas 1.201 vagas, sendo 833 na sede do Funss e 368 aos bairros através do programa de descentralização de capacitação.
A sede do Fundo Social fica localizada dentro do Parque da Uva. O acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações: (11) 4589-6319, 4589-6320 e 4589-6322.
[tdj-leia-tambem]