
A Campanha de Inverno, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí, beneficia 82 instituições cadastradas com doações, tanto espontâneas feitas pela população nos postos de arrecadação, quanto agasalhos novos, adquiridos pela Prefeitura de Jundiaí.
A Campanha, assim como dos anos anteriores, atende, especificamente, crianças de 0 a 12 anos que vivem em situação de vulnerabilidade no município e que são acompanhadas por entidades, igrejas e associações de moradores de bairro. A expectativa, até o final desta semana, é de entregar 11.500 conjuntos de calça e blusa para aproximadamente 4.621 famílias em vulnerabilidade social.
Uma das instituições amparadas é a Associação de Combate a Aids Infantil (ACAI), que recebeu peças que irão aquecer os dias frios de 26 assistidos, beneficiando, assim, 16 famílias. A Presidente Flávia Botelho, que foi pessoalmente tirar os agasalhos, afirmou: ‘A pandemia agravou a situação econômica de muita gente. Com o orçamento apertado, fica difícil comprar agasalhos de qualidade para a criançada. Por isso, é com uma alegria que a ACAI recebe, mais vez, a ajuda do Fundo Social’.
O atendimento às entidades é feito a partir de um agendamento realizado pela equipe do Fundo Social. ‘As instituições cadastradas e que desenvolvem trabalhos sociais com crianças receberam, no final do ano passado, um formulário para o levantamento da demanda. Estipulamos um prazo de devolução destes dados para a abertura do processo licitatório de modo a garantir a entrega dos itens’, explicou a primeira-dama Vanessa Machado, que preside o Fundo Social da cidade.

Além de agasalhos, a Campanha de Inverno de Jundiaí também arrecada peças capazes de aquecer quem enfrenta dificuldades, como roupas, calçados, cobertores, toucas, luvas e cachecóis. Quando chegam ao Funss, estas doações espontâneas são triadas e separadas, são descartados apenas itens sem condições de uso. ‘É muito importante que as pessoas doem, somente, peças em bom estado. A ajuda de todos é sempre bem-vinda e faz diferença, mas não é solidário doar aquilo que não pode ser usado com dignidade’, reforçou Vanessa.
A partir destas doações, o Fundo Social ajuda as pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí, que promove o projeto “Operações Noites Frias”.
Onde doar?
Os interessados em ajudar, podem acessar o site da Campanha de Inverno de 2022 e verificar o posto de arrecadação mais próximo de sua casa. A lista com os endereços é atualizada, periodicamente, conforme o interesse e adesão de novas instituições à ação. Para ser um posto de arrecadação, basta entrar em contato com o Funss, pelos contatos: (11) 4589-6319 e (11) 4589-6320.
Também é possível levar as doações na própria sede do Fundo Social de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. A sede fica localizada no Parque da Uva, com acesso pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n°, portão 3, Anhangabaú.
Campanha Natal Solidário 2022
No momento agendado para o recebimento dos agasalhos novos da Campanha de Inverno, as instituições deverão retirar um formulário de cadastro da Campanha Natal Solidário 2022, que será lançada no segundo semestre. O levantamento quantitativo deverá ser devolvido diretamente à unidade do Fundo Social, até 22 de julho (sexta-feira).
Podem participar instituições que desenvolvam ações voltadas às comunidades em vulnerabilidade e que estejam cadastradas no Fundo Social. Serão aceitos somente cadastros de dependentes realizados em nome de seus representantes legais, não sendo válida a inscrição efetuada em nome dos responsáveis pela entidade. Também não serão admitidos cadastros de instituições já beneficiadas por instrumentos jurídicos em que haja repasse de verbas públicas para a mesma finalidade. Informações: (11) 4589-6319 e (11) 4589-6320.
[tdj-leia-tambem]