
O Funss de Jundiaí, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), iniciou um novo programa de capacitação voltado para a formação de Acompanhantes de Idosos. Esse curso é a primeira das sete turmas planejadas para oferecer treinamento a interessados na área, com foco em promover o bem-estar, segurança e saúde dos idosos.
O conteúdo programático cobre tópicos essenciais para o cuidado integral dos idosos, capacitando os alunos para atuar de forma profissional e responsável.
Aos 57 anos e prestes a se aposentar, Maria de Fátima Mendes encontrou no curso a chance de iniciar uma nova profissão. Atualmente, ela cuida dos netos enquanto a filha trabalha, mas enxerga na capacitação uma oportunidade de aperfeiçoamento pessoal e profissional.
“Minha expectativa é enorme em relação ao curso, pois há uma ampla área de atuação e pode me permitir seguir cuidando dos familiares em situação de enfermidade ou incapazes”, comentou Maria de Fátima.
Para Edriele Araújo, de 26 anos, o curso representa uma oportunidade de expandir seu conhecimento na área da saúde. Atualmente, Edriele atua como recepcionista hospitalar e possui uma especialização em gestão de saúde.
“Me identifico muito com os idosos e, diariamente, vejo o quanto que o conhecimento pode ser aplicável na rotina do meu trabalho”, explicou. O curso possibilitará que ela adquira habilidades práticas para oferecer um cuidado mais qualificado aos idosos.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos
Descentralização das turmas para ampliar o acesso
A primeira turma do curso de Acompanhante de Idosos iniciou as atividades na última segunda-feira, dia 11, e, com foco na qualificação profissional, o Funss de Jundiaí pretende expandir o programa para áreas mais distantes do centro de Jundiaí.

“Sabemos da demanda por esse tipo de profissional e do quanto é importante para as pessoas em vulnerabilidade na terceira idade. Por isso, vamos capacitar também a população em locais mais afastados da região central, como Ivoturucaia, Novo Horizonte e Santa Gertrudes”, destacou Anderson Roberto Florêncio Lopes, diretor do Funss de Jundiaí.
Funss de Jundiaí aposta em preparação profissional e humanizada
Ana Paula Zulpo, capacitadora responsável pelo curso do Funss de Jundiaí, enfatiza a importância de ensinar os cuidados necessários para a saúde e bem-estar dos idosos. “Cuidar é um ato de amor, e cuidar de forma correta ajudará a todos a promoverem uma saúde mental e física de qualidade aos idosos”, afirmou.
No curso, os participantes aprendem técnicas de higiene, conforto e alimentação, além de observarem sinais de alteração no estado geral de saúde dos idosos, habilidades essenciais para o bom desempenho da função.
[tdj-leia-tambem]