Doação de ração para o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (31), o Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí recebeu a doação de mil quilos de ração para cães e gatos de famílias atendidas pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

A entrega dos sacos de ração foi realizada pelo empresário Mustafa Ahmad Rahal, acompanhado do presidente da Câmara de Jundiaí, Faoaz Taha, diretamente, à presidente do Fundo Social, Vanessa Machado.

“Em tempos tão complicados, não podemos nos esquecer de que os animais também precisam de cuidados que demandam custos. Deste modo, unimos esforços para minimizar as dificuldades das pessoas”, explicou Mustafa.

A ação surgiu de uma colaboração entre a rede Cão Late e a campanha “Festa Legal Não Tem Rojão”, idealizada por Faouaz. Muitas das ações solidárias direcionadas aos animais de Jundiaí têm o incentivo da lei criada pelo vereador em 2020, que criou a campanha “Banco de Ração”.

[tdj-leia-tambem]

De acordo com Faouaz, a iniciativa também se estende para a doações de outros utensílios e produtos para a necessidade animal. “A lei foi aprovada durante a pandemia e, graças ao empenho de todos, já permitiu diversas contribuições às famílias em situação de vulnerabilidade que tenham pets”, contou o vereador.

Segundo a presidente do Fundo Social, Vanessa Machado, o vereador Faouaz e o empresário Mustafa participam frequentemente de ações com o órgão. “Agora, a doação será revertida, integralmente, para a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, que faz a seleção dos possíveis beneficiários com base em critérios técnicos de renda e vulnerabilidade”, explicou.

Mustafa, Vanessa e Faouaz na entrega dos sacos de ração doados ao Fundo Social
Mustafa, Vanessa e Faouaz na entrega dos sacos de ração doados ao Fundo Social (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, conta que a unidade tem uma solicitação de em média 500 quilos de ração por mês, para os animais de famílias em vulnerabilidade social. Além disso, também oferecem auxílio a protetores de animais, que enfrentam os impactos da pandemia.

“Algumas até relatam, com tristeza, não verem outra alternativa a não ser abandonar os animais de volta para as ruas caso doações como esta não chegassem”, relata.

Para participar das doações, basta entregar as rações diretamente na sede do Fundo Social, que fica localizado dentro do Parque da Uva, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones para informações são: Fundo Social – (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833/ UGADS – (11) 4522-0333.