
A jundiaiense Nathalia Servadio escreveu o livro infantil ‘Meninas também jogam futebol’, publicado pela Giostri Editora, ele aborda as dificuldades que meninas e mulheres enfrentam no cenário esportivo brasileiro.
O livro narra a história da pequena Cristini que ama jogar bola e é muito habilidosa. No entanto, ela sofre preconceito e até mesmo “grosserias” para manter seu sonho vivo sem abaixar a cabeça.
“A história contada no livro serve de apoio para as meninas, que passam por diversos preconceitos diários, e de incentivo para que possam manter diversas práticas esportivas ou sociais”, explica a escritora.
A estudante de ciências aplicadas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) teve a ideia de escrever o livro durante encontros com sua orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a professora Larissa Galatti.
De acordo com Nathalia, o trabalho envolveu pesquisas científicas e didática para representar a realidade de meninas e mulheres brasileiras dentro do futebol.
“É uma sensação única de poder compartilhar com as crianças e adultos um pouquinho dos desafios que as mulheres enfrentam na prática esportiva, e que podemos transformar com atitudes simples”, descreve.
O livro está disponível no site oficial da Giostri Editora.