GAA Semente
Foto: Divulgação/ GAA Semente

O Grupo de Apoio à Adoção (GAA) Semente, de Jundiaí (SP), completou 25 anos nesta quarta-feira (20) como referência na transformação de famílias e no fortalecimento da cultura da adoção. Para marcar a data, o Tribuna de Jundiaí conversou com a presidente da instituição, Renata Longui, que relembrou a história da entidade e os desafios vencidos ao longo do caminho.

O nascimento do GAA Semente

Fundado em 2000 pela equipe técnica do Fórum de Jundiaí, o grupo nasceu com o apoio de juízes, promotores e pretendentes à adoção, que buscavam um trabalho estruturado e humanizado.

“Na época, os profissionais estavam motivados pela participação nos encontros nacionais aos da Adoção e com o apoio do Juiz e Promotor e alguns pretendentes à Adoção o trabalho nasceu”, recorda Renata.

O início foi marcado por grandes desafios: falar abertamente sobre adoção, até então considerada tabu, preparar famílias e acompanhar pretendentes — ações realizadas pelo grupo antes mesmo de se tornarem lei.

“Desmistificar a adoção no âmbito municipal passando pela compreensão de qual era o papel de fato o Judiciário, tornar conhecido o trabalho dos grupos de apoio e o maior deles, trazer a criança e o adolescente para o centro de todo o trabalho da adoção”, acrescenta.

Grupo celebra 25 anos potencializando informações sobre a adoção (Foto: Divulgação/ GAA Semente)

ENAPA e a consolidação do trabalho

Um dos marcos na história do Semente foi a realização do ENAPA (Encontro Nacional de Apoio à Adoção), em 2013, em Jundiaí.

“Deixava de ser projeto e tornava-se uma realidade consolidada”, afirma Renata.

O encontro reuniu mais de 500 famílias de todo o Brasil para debater convivência familiar, comunitária, afeto e construção de vínculos. Foi também nesse período que o grupo adotou o nome GAA Semente, reforçando sua identidade e missão de acolher, orientar juridicamente e dar visibilidade às crianças e adolescentes.

“Preparando as famílias que recebem as crianças e adolescentes ajudamos na construção de círculos seguros e a não devolução ou pelo menos a diminuição desta triste situação”, explica a presidente.

Conquistas e aprendizados

O Semente promove debates, jornadas e seminários, sempre colocando as crianças no centro do processo. Ao longo dos anos, recebeu apoio de outros grupos e ampliou sua participação em espaços de decisão e articulação em Jundiaí.

Grupo promove várias atividades voltadas à população (Foto: Divulgação/ GAA Semente)

“Na verdade o Semente galgou alguns passos importantes, mas nunca esteve só. […] O reconhecimento é consequência de um trabalho sério, de qualidade e com muito afeto”, afirma Renata.

Ela destaca ainda que a mídia e a rede de apoio foram fundamentais para mostrar que a adoção não é apenas acelerar processos, mas preparar famílias e apoiar acolhimentos.

“Foram muitas mudanças nestes 25 anos, mas o GAA sempre se manteve no seu propósito de estar presente na convivência entre pais e filhos por Adoção, com companhia e afeto. Muitas histórias… contar apenas as uma seria injusto. Mas se pudermos apenas citar algo que acreditamos, os GAAs de um modo geral, vem para ajudar a escrever novas histórias e isso não tem preço”.

Desafios e futuro

Segundo Renata, os próximos passos envolvem:

  • apoiar a associação dos filhos por adoção;
  • ser voz ativa diante de situações de descaso ou descumprimento legal;
  • romper preconceitos sociais ainda existentes;
  • ampliar o número de voluntários;
  • garantir que crianças e adolescentes tenham direito a uma família com afeto, proteção e cuidado incondicional.

Convite especial: feijoada beneficente

Para celebrar o aniversário, o GAA Semente promove no domingo, 31 de agosto, uma feijoada beneficente em parceria com a Casa de Nazaré. O almoço acontece a partir das 12h, na Rua José Pellizzari, 900, no Bairro do Poste, em Jundiaí.

Os convites custam R$ 50 (adulto), R$ 30 (de 8 a 14 anos) e são gratuitos para crianças de até 7 anos. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 94126-6161.

Imagem: Divulgação/ GAA Semente

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4