Emeb Vila Hortolândia. (Foto: Divulgação)
Emeb Vila Hortolândia. (Foto: Divulgação)

Esta semana, a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) realizou uma reunião virtual com outras pastas, para definir o monitoramento de obras e ações prioritárias para Jundiaí. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, são mais de 170 projetos espalhados por várias regiões do município. As obras e ações estão sendo acompanhadas até a conclusão e entrega.

Participaram desta reunião as gestões de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Desenvolvimento Social e Segurança Municipal. Além disso, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos colaboraram no encontro virtual, sendo responsável pela fiscalização da execução contratual dos projetos em andamento.

“Essas reuniões de monitoramento das prioridades servem para avaliar cada cronograma em execução e também para destravar os gargalos. Por isso, é fundamental que a equipe esteja alinhada e saiba como está o andamento detalhado de cada projeto”, destacou Parimoschi. Segundo o gestor, as obras e ações impactarão diretamente a vida dos munícipes e também na qualidade de vida da cidade.

Impactos pela pandemia

Os gestores apontaram como dificuldade atual para conclusão das obras o impacto da pandemia em escassez no mercado e valores de materiais como cimento e ferro, que interferem nos custos dos projetos. Além disso, também surge a dificuldade trazida pelo afastamento dos funcionários das empresas fornecedoras, em vista da prevenção de contágio de Covid19.

Uma das entregas adiadas pelos fatores foi a da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia. A estrutura física da escola já foi construída, mas a unidade aguarda a instalação de itens como guarda-corpo, gradis externos, parte elétrica, elevador e materiais de segurança. A previsão de entrega da unidade escolar passou de 12 de junho para agosto, contanto ainda que os materiais sejam entregues no novo prazo.

Outra obra que sofreu com os impactos da pandemia é a do novo espaço ligado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, que deverá abrigar pessoas em condição de rua. A previsão desta entrega passou de maio para agosto.

[tdj-leia-tambem]

Outras áreas

Saúde: o gestor da unidade de Saúde, Tiago Texera, apresentou na reunião obras finalizadas, como a UBS Agapeama, e projetos adiantados, como a UBS São Camilo e o Pronto Atendimento e Clínica da Hortolândia. A Clínica da Família tem previsão de entrega também para agosto. De acordo com Texera, há no total 17 projetos em andamento na área.

Esporte e Lazer: durante a reunião foram discutidas obras de melhoria no Bolão. Em maio, está prevista a entrega dos novos vestiários da piscina e da cobertura da arquibancada no ginásio esportivo. Além disso, a gestão aguarda liberação de recurso do governo federal para a construção do vestiário para o campo de futebol do CECE Prof. Helena Cestari.

Durante a reunião, foram informados os prazos médios de atraso das obras e atualizadas as datas de entregas, além da porcentagem de andamento de cada projeto. A prefeitura investiu mais de R$ 160 milhões nos projetos em andamento. As obras ainda são responsáveis pela geração de empregos diretos e indiretos num momento delicado da economia do país.

Para acompanhar o andamento das obras e projetos prioritários, é possível consultar no Observatório Jundiaí.