
O gestor de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, Aloysio Queiroz, se reuniu com representantes do Detran/SP para tratar de ações pela segurança no trânsito. Entre as iniciativas estão campanhas educativas, ações e convênios para sinalização e fiscalização de trânsito. Participaram da reunião o diretor de Transporte, Leslie Litano Tealdi, e o superintendente regional do Detran/SP, Cássio Sousa.
A parceria – que vem sendo tratada desde o início o ano – entre o Município e o Estado tem como finalidade promover a segurança no trânsito, sendo que cada órgão desempenha as suas atribuições legais previstas no Código de Trânsito (CTB). “A atuação conjunta, em que cada um age com suas competências, se torna mais eficaz para a gestão da mobilidade e engenharia de tráfego, e as ações para educação e conscientização, bem como o reforço na sinalização, visam promover harmonia e respeito entre condutores e pedestres, diminuindo os casos de sinistros graves”, explica o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz.
[tdj-leia-tambem]
Na reunião, os representantes estaduais conheceram os projetos da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí (UGMT), segundo o superintendente regional, Cássio Sousa. Assim, entre as ações, Jundiaí poderá fazer parte das cidades contempladas, por exemplo, com uma máquina de demarcação viária, por meio do Programa Respeito à Vida. A cidades usam essas máquinas para pintura de sinalização horizontal, como faixas, meio-fio, faixa de pedestres, entre outras.
De acordo com dados do Detran, atualmente 587 municípios do Estado de São Paulo estão conveniados ao Programa Respeito à Vida. O programa tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito, e se mantém com verbas da arrecadação com multas de trânsito aplicadas pelo Detran. O principal objetivo é utilizar esses recursos como combustível para a realização de intervenções de segurança viária.