Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os gestores das Unidades de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, participaram, nessa semana, de um curso presencial na França, para formação de lideranças em políticas para a Infância. Realizado no campus do INSEAD, sigla francesa para Instituto Europeu de Administração de Negócios, em Fontainebleau, o curso foi encomendado pela Fundação Holandesa Bernard Van Leer, que arcou com todos custos envolvidos.

A formação teve como tema principal a importância do trabalho com a mudança de comportamento nas cidades como forma de otimizar o aproveitamento das políticas públicas para a Primeira Infância.

Renomada instituição mundial para temas da Primeira Infância, a Fundação Bernard Van Leer é uma importante parceira de Jundiaí na promoção de consultoria para políticas para Infância e planejamento urbano com foco nas crianças. Devido às boas práticas do Município, como a escuta das crianças e a composição de um grupo intersetorial de gestores para o tratamento deste tema (do qual Peroni e Brant fazem parte), Jundiaí integra o seleto grupo de Municípios que compõem a Rede Urban95 da fundação.

[tdj-leia-tambem]

Peroni comenta a importância do curso para as políticas a serem implantadas na cidade. “O INSEAD é considerado a melhor escola de MBA do mundo e foi uma grande oportunidade poder representar Jundiaí, a Cidade das Crianças. Além de toda a formação teórica, nosso grupo pôde trabalhar na parte prática na mudança de comportamento, com foco nas transformações de perspectivas para que os cuidadores das crianças, seus pais e responsáveis, acreditem na importância do brincar, de ocupar os espaços públicos e de incentivar o contato com a natureza. Com o término do curso, teremos o acompanhamento remoto por mais seis semanas, a fim de desenvolver e aplicar as propostas aí em Jundiaí”.

Já para Maria Brant, experiências propostas pelo curso foram ferramentas importantes para aplicação em Jundiaí. “Saímos da formação com um plano de trabalho para o fortalecimento de ações que incentivem a brincadeira em áreas públicas da cidade. Específico para a rede sociossistencial, surgiram também diversas inspirações para o trabalho e para a atenção especial na obtenção de resultados pelo programa Criança Feliz”