Gestores de Jundiaí em frente à ônibus na Colômbia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Cinco gestores da Prefeitura de Jundiaí viajaram para Bogotá, na Colômbia, para conhecendo o TransMilenio, sistema de transporte público inovador. Esse sistema utiliza um veículo leve sobre pneus e faixas segregadas, agilizando o deslocamento dos passageiros. Atualmente, Bogotá possui 1500 ônibus elétricos em circulação, cerca de 10% da frota total.

“Buscamos conhecer os melhores exemplos e cases de sucesso nas áreas de transporte coletivo e mobilidade urbana para que possamos implementar melhorias no sistema municipal, com soluções que envolvam tecnologia de ponta, sustentabilidade e promova a agilidade no deslocamento dos passageiros”, declara o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Junto dele, está em Bogotá os gestores de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz Jr; de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia; dos diretores do Departamento de Transporte Público, Leslie Litano Tealdi Nascimento; e do Departamento de Engenharia de Mobilidade, Leandro Pinheiro.

O gestor Aloysio explica que a troca de experiências no setor com técnicos de Bogotá teve início ao longo da organização da apresentação do Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí, em março.

“Nosso Plano de Mobilidade traz diretrizes para a implantação de obras e projetos que priorizem o transporte coletivo e a mobilidade no município para os próximos anos”, explica Aloysio.

“Nosso objetivo é encontrar soluções para o estímulo à caminhabilidade, o aumento de ciclovias e ciclofaixas e a criação de rotas alternativas para veículos, incluindo novos eixos para o transporte coletivo. Traremos de Bogotá bons exemplos e experiências para aplicarmos em Jundiaí.”