
Nesta terça-feira (18), o Prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco de Morais, visitou a estrutura e tecnologias do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) de Jundiaí. O acompanharam o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e serviços Públicos (UGISP), Marcio Moraes.
A visita teve como foco as áreas de reciclagem, tanto da coleta seletiva quanto de resíduos da construção civil (RCC). Assim, a gestão de Vinhedo busca entender os processos e estudar a viabilidade de levar novas alternativas a Vinhedo. Além disso, procuram formas de construir parcerias futuras na área da reciclagem.
Apenas até maio deste ano, Jundiaí coletou um total de 2.860 toneladas de material reciclável. O montante representa um aumento de 9,2% em comparação ao mesmo período de 2022, quando a cidade coletou 2.617 toneladas. Em relação aos resíduos da construção civil, a cidade dispõe de oito ecopontos para coleta e reverte os produtos para pavimentação de estradas rurais, insumo para obras na cidade e até mesmo na fabricação de artefatos de concreto ecológico.
“Jundiaí é uma referência nacional quando o assunto é coleta seletiva e tratamento de resíduos da construção civil, com uma moderna estrutura e tecnologias que permitem a destinação correta dos materiais. Recebemos visitas de técnicos e autoridades de todo o Brasil e isso é algo muito positivo, pois mostra a preocupação da sociedade em fomentar práticas sustentáveis”, comenta Marcio.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		