
Na última segunda-feira (20) aconteceu uma reunião de plataformas envolvendo diversas unidades de gestão com o objetivo de monitorar os projetos e obras prioritários do governo. A reunião ocorreu no formato virtual e abordou projetos das Plataformas de Desenvolvimento Sustentável, de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Emprego e de Inclusão e Desenvolvimento Social, sob a coordenação da Unidade de Governo e Finanças.
“O modelo de gestão adotado pela administração Luiz Fernando Machado utiliza o gerenciamento de projetos como ferramenta para planejar, avaliar e controlar cada um dos projetos e obras prioritários da Prefeitura, assim, o uso dos recursos públicos é potencializado, com mais eficiência na ponta e melhores resultados para os munícipes, que recebem a obra ou o serviço dentro do prazo.”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Parimoschi lembra que foi apresentado, em audiência pública na semana passada, o projeto de lei que estabelece a Lei Orçamentária Anual 2022, e que o mesmo projeta a arrecadação de 3,01 bilhões de reais – 12% a mais em despesas e receitas se comparada à LOA deste ano. “Desse total, as áreas que mais receberão investimentos em relação aos impostos arrecadados são a Educação, com 28,93%, e a Saúde, com 26,24%”, observa. “Com um Orçamento desse tamanho, planejar bem cada projeto é fundamental para o município.”
Em Jundiaí, todos os projetos são acompanhados pela Unidade Central de Entregas, estrutura implantada pela atual gestão municipal e cujo modelo é inspirado na iniciativa privada. Junto às unidades de gestão, a unidade capacita servidores para lidar com as ferramentas digitais, monitora o andamento dos projetos, faz articulações para destravar gargalos e analisa dados de inteligência para fomentar uma gestão estratégica. Cada projeto conta com um gerente de projetos que faz seu acompanhamento, inclusive em campo.
Na reunião desta segunda, o Unidade Central de Entregas apresentou três novas ferramentas para garantir ainda mais controle no acompanhamento dos trabalhos: o Indicador de Planejamento, que verifica se cada unidade de gestão compartilhou os requisitos mínimos de planejamento para a execução de suas entregas, a Biblioteca de Projetos, que é um banco de projetos com informações concentradas em um único local, e o Indicador de Comunicação que são os dados sobre o acompanhamento da entrega, de forma adequada.
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Obras e projetos discutidos
Pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, foram abordadas as obras de praças e parques, como a praça conceito Família e Pet no bairro Cidade Jardim, que está em andamento e que deve ser entregue em dezembro, o Parque Urbano da rua Henrique Brunini, no Novo Horizonte que ainda receberá sanitário e ciclovia.
O Parque Linear no bairro Parque da Represa, que está em andamento, e além disso, foram abordadas as obras de implantação de galerias de águas pluviais na rua Dr. Edson Zardeto de Toledo e na rua do Retiro e a revitalização dos viadutos Romão Nasser, que ainda irão receber calçada, reparos e iluminação cênica, e o São João Batista com reparos e iluminação, orçadas em R$ 3,2 milhões.
Da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, foram citadas a construção da ciclovia da avenida Luiz Latorre e a revitalização e requalificação dos bairros Jardim Fepasa, que serão a estrutura de esgoto pela DAE, implementação de Urbanismo Tático, pintura do escadão e paisagismo, e no Jardim São Camilo, que acontecerá o levantamento topográfico para obras em 20 vielas, além da implantação de outras futuras melhorias em espaços de convivência.
Já pela Fundação Municipal de Ação Social, os gestores e técnicos falaram sobre a reforma de acessibilidade e adequações no Velório Adamastor Fernandes e sobre regularização fundiária em diferentes bairros, como o Jardim Vitória da Conquista, Jardim São Camilo e Jardim Novo Horizonte 3.