Giovanna Visnardi, de Jundiaí, está no Corrida das Blogueiras
Foto: Arquivo Pessoal/Giovanna Visnardi

Da tecnologia para os pincéis, da rotina corporativa para os holofotes da internet. A jundiaiense Giovanna Visnardi é prova viva de que nunca é tarde para recomeçar, principalmente quando se trata de seguir uma paixão. Formada em Tecnologia da Informação e com anos de experiência na área, ela descobriu seu verdadeiro caminho ao se encantar pela maquiagem, durante o período em que atuava como consultora e diretora da marca Mary Kay.

Apaixonada pela arte de transformar rostos e contar histórias por meio das cores, Giovanna completa uma década como maquiadora em 2026. Agora, chega a um novo marco em sua trajetória: foi selecionada para participar da 7ª temporada do reality Corrida das Blogueiras, do canal Diva Depressão, no YouTube, um dos maiores sucessos da internet brasileira.

Giovanna Visnardi, de Jundiaí, está no Corrida das Blogueiras
Foto: Arquivo Pessoal/Giovanna Visnardi

Nesta edição do Entrevistão, Giovanna conta ao Tribuna de Jundiaí como foi o processo de inscrição, como está lidando com essa nova vitrine para sua carreira e o que espera viver dentro (e fora) do programa. Sem spoilers, mas com muita autenticidade. Confira a entrevista na íntegra:

Giovanna, antes de falarmos sobre o reality, conte um pouco da sua trajetória. Como e quando você começou a se interessar por maquiagem?

Minha trajetória com maquiagem não começou no início da minha carreira. Eu sou formada em TI e trabalhei 6 anos na área, mas eu sempre quis trabalhar com arte, só que na época que eu fui fazer faculdade, eu não tinha essa possibilidade.

Então eu fiquei em TI por 6 anos e quando eu engravidei do meu filho (meu filho hoje tem 12 anos), eu saí e eu fui vender cosméticos, eu fui consultora da Mary Kay e me tornei diretora, fiquei 5 anos na Mary Kay. Aí lá dentro da Mary Kay, eu comecei a ter muitos treinamentos de maquiagem, porque eu precisava vender, né? E quanto mais eu soubesse maquiar, mais seria fácil para vender os produtos.

E aí eu entendi que maquiagem era arte e aquilo me conectou de uma forma assim, que eu não consegui mais deixar de lado e desde então eu sou maquiadora. Ano que vem eu completo 10 anos de maquiadora. E surgiu assim, entendendo que a maquiagem também é arte e me conectando com essa arte tão linda.

Você sempre pensou em transformar a maquiagem em profissão ou isso aconteceu de forma natural?

Eu acho que o caminho para maquiagem se tornar uma profissão foi meio que natural, porque eu me interessei muito. E eu fui me aprofundando, fui estudando, eu sou muito de estudar, então tudo para mim tem que ser estudar, tem que fazer curso.

E aí quando eu fiz o meu primeiro curso, eu falei: “Gente, eu quero seguir carreira nisso“. Então, eu acho que foi um caminho natural mesmo e também de transição, de me permitir mudar de carreira para chegar em algo que eu realmente estava feliz.

Giovanna Visnardi, de Jundiaí, está no Corrida das Blogueiras
Foto: Arquivo Pessoal/Giovanna Visnardi

O que mais te inspira quando você cria um look ou um conteúdo de beleza?

Para eu criar, eu acho que absolutamente qualquer coisa pode me inspirar. Um artista é muito observador, então, essa arte da maquiagem, ela também envolve isso, você observar o ambiente, você observar as pessoas, observar comportamentos e principalmente você expressar aquilo que está dentro de você.

Então, acho que a maquiagem é muito sobre isso, é sobre a expressão e é sobre a mensagem que você quer transmitir através daquilo. Então totalmente tudo pode me inspirar para criar uma maquiagem.

Como surgiu a ideia de se inscrever para o ‘Corrida das Blogueiras‘?

Eu já conhecia o projeto Corrida das Blogueiras, eu nunca criei coragem para me escrever antes, apesar de ter uma pontinha de vontade, mas eu tinha muito medo de competição. Eu nunca fui uma pessoa competidora. E um seguidor meu, o Filipe, começou a me incentivar muito há uns dois anos atrás, ele falou: “Gio, esse programa é sua cara, faz a sua inscrição, é sua cara“.

E aí, de início assim, eu não, não dei muita bola porque eu tinha medo mesmo de competição e esse ano me senti preparada. Eu falei: “Ah, vou arriscar então. Então vou me inscrever“. E foi assim que eu criei meu vídeo, no primeiro dia de inscrição que abriram. Eu vi que tinha várias super produções que o pessoal tava preparando. Eu falei: “Não, o meu vai ser simples, vai ser direto, e vai mostrar meu trabalho, porque é isso que eu consigo fazer. Se eu não fizer isso, eu não vou me inscrever de novo”. Foi meio que no susto, porque senão eu ia desistir.

Quando eu enviei a inscrição, eu fiquei super ansiosa, eufórica, e as pessoas começaram a reagir ao meu vídeo muito rapidamente. No dia seguinte já tinha reações dos vídeos de inscrição. Eu mandei meu vídeo de modo aberto, então todo mundo viu e deu uma repercussão que eu jamais imaginava que iria dar. Então aquilo me deixou muito feliz, muito esperançosa.

E na verdade, eu fui o primeiro vídeo assistido pelo Edu e pelo Fih, Eu fui a primeira selecionada a fazer a primeira entrevista. Foi muito incrível, foi muito marcante.

O processo de seleção é bastante concorrido. Como foi esse momento para você — desde o envio da inscrição até a notícia de que havia sido escolhida?

Eu fiquei extremamente ansiosa durante todo o processo, né? Foi praticamente 15 dias entre mandar a inscrição e ser aprovada, estar dentro do corrida. Então foi uma montanha-russa de emoções para mim, com muita euforia.

Eu já tava muito, muito feliz com a repercussão do meu vídeo, porque foi uma repercussão muito grande e aquilo me surpreendeu demais. Daí quando eu fui selecionada, meu Deus do céu, né? Nossa, fiquei maluca!

O que você acredita que mais chamou a atenção da produção no seu perfil?

O meu perfil é diferente para produção do Corrida, porque eu sou a participante mais velha que já foi para o corrida. Eu tenho 38 anos. Nunca ninguém dessa idade foi para o reality. Então, eu sou grisalha, eu sou mãe, sabe?

Todo esse perfil é muito diferente dos participantes e eu acho que esse foi o ponto principal que chamou atenção da produção, além lógico das minhas habilidades porque você tem que ter habilidade para entrar.

Giovanna Visnardi, de Jundiaí, está no Corrida das Blogueiras
Foto: Arquivo Pessoal/Giovanna Visnardi

Então, além da minha da minha profissão como maquiadora, a minha experiência de muitos anos, com maquiagem artística, criação de conteúdo. Claro que eles levam tudo isso em conta, mas acho que o ponto principal assim que chamou atenção foi o fato de eu ser mais velha e a minha personalidade, né? Que eu sou pessoa do humor, eu gosto de dar risada, eu gosto de falar, então, acho que tudo isso agrega também para o programa.

Como foi o momento em que você descobriu que realmente iria participar?

O momento que eu descobri que eu ia participar, eu fiquei muito emocionada. Demorou para cair a ficha na verdade, eu falei: “Meu Deus, eu não acredito que isso tá acontecendo, eu não acredito que isso tá acontecendo“. Foi assim, memorável, só sei que eu só só sabia pular e gritar com a minha mãe aqui em casa.

Como foi a sensação de chegar aos estúdios e encontrar os outros participantes pela primeira vez?

A hora que a gente chegou nos estúdios, eu estava muito ansiosa, estava animada, com uma energia muito boa para realmente curtir ao máximo a minha experiência, apesar do nervosismo. Porque é impossível você não ficar nervosa, é impossível você não ficar ansioso.

Eu estava muito grata no meu coração por essa oportunidade, sabe? E com essa ânsia, essa gana de realmente tal oportunidade que eles estavam me dando. É uma oportunidade gigantesca, uma das maiores que a gente tem hoje no nosso meio.

O que mais te surpreendeu nos bastidores do programa?

O que mais me surpreendeu foi a forma como é gravado o reality, sabe? A estrutura de gravação, como eles organizam as provas, a gravação, a ordem das gravações. Isso é muito interessante, é uma coisa assim que só quem participa vai ver, né? Então, achei muito incrível.

Participar de um reality exige muita entrega e criatividade. Que tipo de desafio você esperava enfrentar antes de entrar?

Eu acho que o principal desafio realmente foi controlar minhas emoções. Enfrentar essa coisa de você não saber o que vai acontecer e você ter que se manter ali firme, né? Mesmo com coisas boas ou ruins acontecendo, você ter que ficar firme ali, e ao mesmo tempo observar sua ansiedade para você não ficar muito ansiosa e ao mesmo tempo usar sua criatividade.

Eu acho que essa junção de fatores no ambiente totalmente fora da realidade que é uma competição dessa é muito difícil. Então eu já fui meio que pensando nisso, como que eu iria reagir. O que acontece lá, a gente nunca espera, e sempre é muito mais do que a gente imagina, foi muito mais do que eu imaginava.

Giovanna Visnardi, de Jundiaí, está no Corrida das Blogueiras
Foto: Arquivo Pessoal/Giovanna Visnardi

O ‘Corrida das Blogueiras‘ é conhecido por transformar a vida de muitos criadores de conteúdo. Quais são as suas expectativas para essa temporada?

Eu acho que essa temporada vai ser muito incrível porque eu gostei muito do elenco, achei o elenco muito incrível. A gente sabe que esse primeiro episódio teve algumas questões, o pessoal falando, mas sempre vão ter questões, né?

A verdade é que é um programa muito bem estruturado, é muito bem feito, então o nível já subiu em termos de estrutura do programa do ano passado. As minhas expectativas são as melhores, da gente realmente bombar, de eu realmente crescer bastante nas redes sociais, é meu sonho mesmo.

O que você mais quer mostrar para o público que ainda não te conhece?

Eu quero mostrar o meu conteúdo que tem uma personalidade muito única para um público que ainda não me conhece. Eu sempre tive essa personalidade para criar minhas maquiagens, então eu sempre procuro criar maquiagens fora da caixa, maquiagens que ninguém pensa sobre, looks também.

Sempre quis fazer coisas assim nesse sentido, mais pensadas de uma forma mais criativa, então quero trazer muito esse público para perto de mim para ver minha criatividade, ver os meus conteúdos diferentes. E ver meu humor também que eu sou bem-humorada.

Como você espera que essa participação impacte sua carreira e sua relação com os seguidores?

Eu acho que essa participação é um divisor de águas na minha carreira, um dos pontos mais importantes na minha criação de conteúdo que eu tive até hoje. Com certeza, porque o projeto é gigantesco, a visibilidade é gigantesca, o carinho tem sido gigantesco também.

Então meu coração, ele já está muito grato. Eu pretendo crescer mais e mais, eu estou muito feliz. Meus seguidores estão comigo porque eles gostam do meu trabalho e eu acho que vai ficar quem gosta, e a gente vai ter sempre uma relação muito boa, muito próxima. Eu gosto de estar muito próxima dos meus seguidores.

Giovanna Visnardi, de Jundiaí, está no Corrida das Blogueiras
Foto: Arquivo Pessoal/Giovanna Visnardi

Como mulher de Jundiaí, o que representa para você levar o nome da cidade para um programa de alcance nacional?

Para mim é uma alegria imensa representar Jundiaí no Corrida. Eu tenho um carinho muito grande por Jundiaí, eu sempre amei essa cidade, tanto que nasci, sempre vivi a minha vida inteira aqui. Quero que essa cidade sempre melhore mais e mais, é uma cidade muito gostosa, eu não saio daqui por nada.

Já recebi muitos convites para morar em São Paulo, eu sempre recusei porque eu gosto muito de Jundiaí e para mim é uma honra levar nossa terrinha, levar o nosso nosso povo animado para a competição. Para mim é um privilégio e eu espero que que seja muito legal para o pessoal da cidade também que todo mundo se anime muito com a minha participação.

Você sente que sua história pode inspirar outras pessoas da região que sonham em viver da maquiagem e da criação de conteúdo?

Com certeza, eu acho que a minha história pode inspirar outras pessoas. Na verdade, já tem pessoas que mesmo antes do Corrida já vem até mim, falam da minha história, falam que se inspiram por mim, pelo meu conteúdo e agora mais ainda, eu acho que quem quer criar, quem quer trabalhar com aquilo que ama, tem que correr atrás. Eu já fiz duas transições de carreira para chegar naquilo que eu amo.

Então, eu digo com todas as letras assim: Faça o que você ama, vai atrás do que você ama, com estratégia com seriedade. Eu sou muito séria no meu trabalho, eu sou muito comprometida com o meu trabalho, levo muito a sério tudo que eu faço e eu acho que é isso que me traz resultados. É fazer com amor, com compromisso, com profissionalismo.

Então, se eu posso transmitir um pouco disso para as pessoas também, se as pessoas veem nisso uma inspiração para elas seguirem, eu fico extremamente lisonjeada, honrada e feliz, que o povo de Jundiaí me veja como uma inspiração, para mim é uma honra.

Que mensagem você gostaria de deixar para quem acompanha o programa e torce por você?

Eu quero agradecer de coração a todo mundo que me apoiou desde a inscrição e que me abraçou na entrada do programa. O amor que estou recebendo e até difícil de explicar de tão lindo e quero muito que vocês vivam e vibrem comigo aqui fora do Corrida também. O Corrida já mudou minha vida por ter vocês e por isso sou muito grata ao programa! Bora Jundiaí!