Equipes atuam na fiscalização integrada evitando aglomerações por Jundiaí
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí

Segundo registros da Guarda Municipal (GM) de Jundiaí, no período de sexta-feira (9) até a madrugada nesta segunda-feira (12), a corporação atendeu 29 ocorrências de aglomeração. A maior parte dos flagrantes aconteceram em praças e avenidas da cidade.

Em Jundiaí, a GM, as equipes de Fiscalização do Comércio e de Trânsito e o Procon se uniram para aplicar uma força-tarefa de fiscalização integrada, que atua para reduzir as aglomerações de pessoas. A cidade vem enfrentando problemas com a alta ocupação de leitos para tratamento da Covid19 em hospitais públicos e privados, devido ao aumento desenfreado de casos da doença.

Para a Coronel Carla Basson, gestora de Segurança Municipal, a ação de fiscalização integrada tem comprovado que a união de forças entre diferentes órgãos traz resultados para a população. “Em cada ação que fazemos para evitar aglomerações estamos levando orientação para as pessoas, conversando com o cidadão. Além disso, temos atuado em diferentes bairros combatendo ‘pancadões’, que, além de gerarem aglomeração, perturbam o sossego.”, relata Basson.

[tdj-leia-tambem]

Ainda neste final de semana, a GM seguiu agindo nas barreiras sanitárias. Essas estão localizadas na Avenida Jundiaí e no Vale Azul, região do Caxambu. De acordo com o órgão, no período de sexta a segunda-feira, não ocorreram apreensões ou multas.

Já na parte de fiscalização do comércio, de segunda-feira (5) a sábado (10), foram realizadas 52 averiguações,  49 notificações, 15 autos de infração, multas e quatro interdições em diferentes bairros da cidade. No total, a equipe de Fiscalização do Comércio atuou em 120 ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

Só nesta segunda-feira (12), a cidade registrou no boletim epidemiológico 16 mortes e mais 170 casos da doença. O número de leitos UTI exclusivos para tratamento do novo coronavírus tiveram queda: 87% estão ocupados na rede pública e 78% na rede particular.