
A Guarda Municipal de Jundiaí tem se destacado nacionalmente por sua atuação e expertise em Segurança Pública. Prova disso é a participação de seus agentes no Curso de Polícia Comunitária – Nível Operador, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A primeira edição do curso foi realizada em Curitiba e marcou um feito histórico: é o primeiro treinamento do Ministério com corpo docente formado exclusivamente por guardas municipais. Com carga horária de 40 horas, o programa oferece capacitação e promove a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões do país.
Jundiaí representada em diversas capitais
Na capital paranaense, Jundiaí foi representada pelo inspetor Gilberto Russo Jenuino e pelos guardas municipais César Fernando Zarantonello e Rodrigo Gustavo Lopes. O secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo, também integra o corpo docente e será instrutor nas próximas edições do curso em Fortaleza (23 e 24 de outubro) e Recife (30 e 31 de outubro).
Além dos representantes jundiaienses, o grupo de instrutores conta com comandantes de Goiânia, João Pessoa, Belo Horizonte e outras capitais, reforçando o caráter nacional da iniciativa.
Formação completa e foco em prevenção
As disciplinas do curso abrangem temas essenciais da polícia comunitária e da prevenção criminal, como:
- Comunicação e Relacionamento Comunitário;
- Mobilização Social e Estruturação de Redes de Proteção Preventiva;
- Noções de Prevenção Criminal pelo Desenho Ambiental;
- Noções de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos;
- Técnicas e Procedimentos Operacionais em Policiamento Comunitário;
- Práticas Operacionais de Policiamento Comunitário.
“Motivo de orgulho”, diz secretário
“Em Fortaleza e Recife, serei instrutor da matéria de Práticas Operacionais de Policiamento Comunitário. É gratificante fazer parte deste treinamento da Senasp. Ele reúne guardas municipais de todo o país para levarem suas experiências e compartilharem conhecimento. As Guardas Municipais estão se aprimorando e conquistando o reconhecimento merecido”, afirmou o secretário Guilherme Balbino Rigo.
Ele também destacou o papel da GM de Jundiaí na construção de um modelo de segurança eficiente e próximo da comunidade:
“A GM de Jundiaí, criada em 1949, atua no combate à criminalidade e na promoção da Segurança Pública da cidade. Nossa instituição é referência nacional e representá-la nas instruções, levando o nome de nossa cidade, é motivo de orgulho.”
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
[tdj-leia-tambem]