
A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) recebe mais de 50 profissionais para fortalecer e aumentar a segurança pública nas ruas da cidade. Com esse aumento, a corporação chegou a ser o maior efetivo de sua história, com um total de 413 guardas municipais. O anúncio aconteceu na manhã desta terça-feira (15) pelo Prefeito Luiz Fernando Machado, no Paço Municipal.
“Entendemos que a qualidade de vida de um município passa também pelo investimento em segurança pública”, declarou o prefeito. “E nessa área Jundiaí tem feito os investimentos necessários com a contratação de novos guardas, compra de mais armamentos, câmeras e tecnologias que ajudam a cuidar de nossa cidade e combater o crime. Nossa Guarda Municipal tem o respeito da comunidade e é reconhecida em todo o Estado por prestar um trabalho de excelência”, concluiu.
Os 50 guardas municipais que foram anunciados nesta terça prestaram concurso em 2018. Entre o ano passado e janeiro deste ano, a GMJ já havia contratado 33 novos guardas municipais. Entre 2018 e 2021, foram contratados 79 guardas municipais.

A gestora de Segurança Municipal, Carla Basson, destacou a importância da incorporação de novos guardas. “Esses profissionais permitirão ampliar ainda mais a segurança nos mais diferentes bairros e em programas que fazem a diferença, como Guardiã Maria da Penha, Bairro Seguro e a Ronda Escolar.” Carla disse também sobre o avanço da instalação de câmeras na cidade. Hoje em dia, são 359 espalhadas pelo território, sendo 224 da GMJ – 102 com tecnologia OCR (que faz o reconhecimento ótico dos caracteres de placas de veículos), 85 convencionais e 37 sendo instaladas atualmente na Região Sul da cidade.
O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, recordou que Jundiaí é a 6ª cidade mais segura entre as de médio porte do país, de acordo com o Atlas da Violência de 2019. “Conquistamos novos armamentos e, nos últimos anos, renovamos nossas viaturas, com estrutura de qualidade para o guarda executar suas ações diárias junto à população.”
Ainda durante o anúncio, o prefeito conversou com representantes dos conselhos de segurança Barão de Jundiaí, Japi, Leste e com moradores do bairro Ponte São João, cuja região, desde o ano passado, tem recebido um plano de ação de revitalização. Atualmente, a Ponte São João conta com o programa Bairro Seguro, que tem uma Base Móvel da GMJ, duas viaturas destacadas unicamente para o bairro e 11 câmeras de videomonitoramento.
[tdj-leia-tambem]
O diretor da Associação de Moradores da Ponte São João, José Carlos Iop, esteve presente no anúncio e elogiou o investimento. “O trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal é muito bom e esse acréscimo de novos profissionais com certeza representa um avanço ainda maior na segurança pública da cidade”, declarou ele, que também mora na Ponte São João.
Já o membro do Conseg (Conselho de Segurança) Leste e morador do Jardim da Fonte, Paulo Rostaiser afirmou que o diálogo com a administração municipal tem sido muito positivo. “Estamos muito contentes com esse anúncio, e quanto mais segurança para todos, melhor.”
Luiz Fernando, lembrou ainda que para os próximos três anos estão programados mais de R$50 milhões em investimentos na segurança pública da cidade, com a construção de uma central de segurança onde será instalada a nova sede da Guarda Municipal e outros serviços de urgência e emergência como a Defesa Civil e Samu/Saec, na região da Vila Rami. As obras devem começar em abril deste ano.