Gestor José Antonio Parimoschi
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu o 1° Seminário Nacional do Meio Ambiente e Sustentabilidade da OAB de Jundiaí. No evento, o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, falou sobre “Governança para a Sustentabilidade – materializando os critérios ESG nas políticas públicas de Jundiaí”.

Ao público, Parimoschi ressaltou alguns dos principais indicadores e programas da cidade, que estão em consonância com as mais modernas práticas sustentáveis. Atualmente, Jundiaí ocupa a segunda posição no Índice de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (IDSC – Brasil). O gestor citou os programas de preservação ambiental da Serra do Japi; a governança orientada aos resultados, que garante a sustentabilidade financeira; além do Geresol e a utilização dos materiais reciclados em obras públicas; segurança hídrica e tratamento de esgotos; aquisição de carros e ônibus elétricos, novas lâmpadas de LED e a Agenda Jundiaí 2050.

[tdj-leia-tambem]

Além disso, o gestor também falou do Programa Cidade das Crianças e dos conceitos sustentáveis inseridos em cada uma das políticas públicas voltadas à infância. “Jundiaí é referência nacional em desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Assumimos o compromisso de induzir e promover o desenvolvimento do município, porém, preservando o meio ambiente e os recursos naturais para as gerações futuras. E estamos reforçando nossa visão de longo prazo a partir da política da primeira infância e da criança na cidade”, afirma Parimoschi.

O seminário teve como objetivo fomentar as discussões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade entre o setor público, privado e a sociedade civil, para enfrentamento dos problemas que afetam os ecossistemas, além de incentivar a consciência ambiental e desenvolver o lado profissional daqueles que atuam em áreas correlacionadas, como Direito, Gestão e Engenharia Ambiental.