
Ao final de seu segundo mandato como prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado se despede com aprovação de mais de 70% da população de Jundiaí. De acordo com um levantamento divulgado pela Paraná Pesquisas, a gestão de Luiz Fernando na cidade foi aprovada por 77% dos jundiaienses
A pesquisa, realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro, contou com respostas de 764 eleitores de toda cidade, tem 95% de grau de confiança e margem de erro de 3,6 pontos percentuais.
O percentual de aprovação supera em mais que o triplo a faixa de eleitores que declaram desaprovar a gestão do prefeito, que foi de apenas 19,8% – 3,3% não souberam ou preferiram não opinar.
Além disso, a pesquisa atesta que a faixa de pessoas que acham positiva a gestão do prefeito Luiz Fernando em Jundiaí está em 66,4% – 22,4% acham ótima e outras 44% consideram boa. Opinaram como “regular” 20,9% dos eleitores ouvidos, e apenas 11,5% acham negativa a gestão (ruim, 5,5%; e péssima, 6%). Outros 1,2% não souberam ou não quiseram opinar.
No recorte por idade, o atual prefeito da cidade tem 81% de aprovação entre a população de 16 a 24 anos e 79,7% por jundiaienses entre 25 e 34 anos. Nas demais faixas etárias, a popularidade do prefeito oscila entre 75% e 76%.
Para o prefeito Luiz Fernando, esse percentual de aprovação, mais do que o visível por meio das grandes obras, é resultado de um trabalho que tem como objetivo reduzir as desigualdades e aumentar a possibilidade de ascensão social das pessoas. “Porque, no final de tudo, a gente apenas busca a felicidade para as pessoas que vivem em nossa cidade, que vivem e amam Jundiaí”, complementa o prefeito.
Trajetória política de Luiz Fernando Machado
Luiz Fernando foi eleito para a Prefeitura de Jundiaí pela primeira vez em 2016. Em 2020, conquistou a reeleição com quase 70% dos votos válidos. Por estar no segundo mandato consecutivo, não disputou a eleição de 2024 e se despede da gestão municipal de Jundiaí.
Machado foi filiado ao PSDB entre 2005 e 2023. No ano passado, migrou para o PL. A partir de 2025, deve assumir a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente na cidade de São Paulo, sob gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).