Grafite empena em Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Grafite empena em Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Quem passou pela região central de Jundiaí nos últimos dias deve ter percebido um grande mural de grafite na empena (parede lateral) do Edifício Moutran, localizado na Rua Siqueira de Moraes, 555. 

A ação é uma iniciativa do Festival Paredes Vivas, que convidou jundiaiense, Bianca Foratori, para produzir grafite gigante com o objetivo de chamar a atenção para a pauta socioambiental. O trabalho conta com assistência de Bru Yeah e Eduardo Credo, e deve ser concluído nesta sexta-feira (4).

Bru Yeah, Bianca Foratori e Eduardo Credo. (Foto: Julia Barker)

O primeiro mural artístico em empena de prédio da cidade está sendo produzido em homenagem à Serra do Japi.

“Jundiaí é uma palavra indígena, e Japi também. Os povos indígenas são os donos de todo esse território que hoje chamamos de Brasil, são os guardiões da terra, mas infelizmente estão sempre sob ameaça assim como os recursos naturais que protegem. Então o mural artístico que farei na empena do Edifício Moutran é uma homenagem à Serra do Japi, que cerca a cidade, e um lembrete de que ela precisa ser preservada, e também uma homenagem aos povos originários que habitavam essa região”, explica Bianca Foratori. 

O projeto é uma iniciativa da produtora Parede Viva, e conta com o patrocínio da Klabin, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

Além de Jundiaí, o Festival Paredes Vivas já esteve em Piracicaba e percorre, até dezembro, mais duas cidades do Estado de São Paulo: Cotia e capital paulista. 

Vídeos-aulas

E por acreditar que um dos pilares para o enfrentamento da emergência ambiental e social é uma sociedade consciente, articulada e engajada, o Festival vai além e disponibiliza uma série de cinco vídeo-aulas sobre a temática ambiental e arte urbana, com acesso gratuito e livre para toda a comunidade escolar. Professores e alunos poderão baixar os vídeos educativos no site do festival, pelo link: www.festivalparedesvivas.com.br.