Cena do filme 'O Iluminado'
Foto: Reprodução/UOL

Nas últimas semanas, a região de Jundiaí encara altas e baixas de temperatura, com tardes de sol e madrugadas geladas. De acordo com informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e de meteorologistas do Climatempo, a diferença nessa semana é ainda mais frio.

Segundo dados destas fontes, a semana no Estado de São Paulo começa seco e quente em todo o Estado, como no final de semana. A temperatura na cidade de São Paulo pode bater os 28°C nesta segunda-feira.

“Se este valor se confirmar, será o dia mais quente desde o final de maio, quando a temperatura no Mirante de Santana chegou aos 29°C, no dia 29 de maio, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia”, como foi explicado no site do Climatempo.

Ainda de acordo com o portal, no interior a temperatura para essa segunda ainda pode superar os 30°C, em quase todas as áreas.

Mudança de cenário

Para os amantes do calor, a alegria pode durar pouco. Isso porquê já nesta terça-feira (27), uma frente fria chega a SP, aumentando a nebulosidade e a velocidade dos ventos. Mas, é na quarta-feira (28) que as áreas de instabilidade dessa frente fria realmente se espalha por todo o estado.

Assim, devem ocorrer pancadas de chuva em todas as regiões.

Esse período de chuva realmente deve durar apenas na quarta, e o quadro de seca retorna. Ainda assim, a partir deste dia 28 de julho, começaremos a sentir a queda brusca de temperatura.

Confira a previsão para Jundiaí essa semana

  • Terça-feira (27): Mínima de 12°C, máxima de 28°C. Nível da umidade do ar em 5%;
  • Quarta-feira (28): Mínima de 11°C, máxima de 22°C. Nível da umidade do ar em 90%;
  • Quinta-feira (28): Mínima de 7°C, máxima de 16°C. Nível da umidade do ar em 5%;
  • Sexta-feira (28): Mínima de 3°C, máxima de 17°C. Nível da umidade do ar em 5%;
  • Sábado (29): Mínima de 7°C, máxima de 18°C. Nível da umidade do ar em 5%;
  • Domingo (28): Mínima de 9°C, máxima de 22°C. Nível da umidade do ar em 5%;

**Informações: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

Julho termina congelante

A tarde da quinta-feira (29), de acordo com o Climatempo, deverá ser a mais gelada do ano até agora na cidade de São Paulo. Além disso, a madrugada da sexta-feira (30) deve ter recorde de frio e o dia deve amanhecer com geada em vários bairros da cidade e em vários municípios da Grande São Paulo.

Esta nova frente fria traz uma forte massa de ar frio de origem polar, provavelmente a mais forte do ano até agora. Especialistas ainda ressaltam a possibilidade do acontecimento de um ciclone extratropical. Esse fenômeno pode trazer neve e outras precipitações de inverno.

A menor temperatura registrada no Brasil em 2021, até o dia 24 de julho, foi de -8,2°C, no dia 20 de julho, em Urupema, em Santa Catarina. No entanto, é estimado um novo recorde, provavelmente na serra catarinense ou gaúcha, com a temperatura entre -8°C e -10°C.

[tdj-leia-tambem]