
Neste mês, o Hospital da Criança do Grendacc implantou a automatização do sistema de senhas em sua recepção, a fim de agilizar o atendimento dos pacientes. O projeto, intitulado “painel de senha”, também visa organizar os serviços, inclusive por ordem de prioridade, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera.
Com esse novo sistema, o próprio paciente digita no totem a sua opção de atendimento (consulta, fisioterapia, exame, internação, pós-consulta e prioridades, etc.) e retira a sua senha. Assim, pode acompanhar pelo monitor a chamada para os guichês e, na sequência, o encaminhamento para os consultórios.
“A vantagem é o gerenciamento do volume de pacientes aguardando atendimento; do número de pacientes atendidos por hora e do número de pacientes por serviço”, explica Katia Santos, coordenadora hospitalar.
Além disso, com o painel de senhas também será possível priorizar o atendimento preferencial (pacientes da oncologia, idosos, autistas). “O objetivo deste projeto é melhorar, ainda mais, o atendimento para a população de Jundiaí e região”, ressalta Katia.

Implantação do painel de senhas do Grendacc
De acordo com o supervisor de TI e responsável pela implantação do projeto, Alexandre Tomanik Adolpho, este é o primeiro passo da automatização. Na segunda fase, as senhas irão incorporar também os consultórios, salas de exame, fisioterapia e quimioterapia. Dessa forma, o paciente passará uma única vez na recepção e depois todo o encaminhamento acontecerá através do painel de senhas.
Essa melhoria só foi possível por causa de uma parceria com o Tauste Ação Social, por meio da campanha Panetone Solidário Tauste, que reverteu para a instituição o valor de R$ 192.285,72. Além da automatização da recepção, a verba possibilitou também a substituição do PABX do hospital e a reforma do Centro de Material Esterilizado (CME) – em andamento.
Para a substituição do PABX analógico pelo digital voip, o Grendacc adquiriu uma licença de softer para o servidor do hospital; 50 aparelhos telefônicos voip e 20 headset USB. “Com esse novo PABX conseguiremos gerar indicadores com o número de ligações recebidas; ligações perdidas; e tempo de espera”, explica Adolpho.
“Todas as melhorias implantadas visam tornar o Hospital da Criança do Grendacc referência no atendimento pediátrico geral, como já é em oncologia e hematologia”, explica Katia Santos.
[tdj-leia-tambem]