Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Atualizado há

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera.

A parceria foi firmada a partir de convênio que o Município possui, desde janeiro de 2023, com a gestão do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) para a realização do mutirão. Estão programadas 12 cirurgias por semana, podendo chegar a 54 pessoas atendidas por mês, além da oferta de avaliações prévias no ambulatório das equipes médicas de cirurgia e de anestesia, exames pré-operatórios e acompanhamento de pós-operatório.

“A saúde é a nossa prioridade e temos atuado para garantir a melhor assistência em todas as necessidades dos pacientes. Com planejamento, Jundiaí integra, de maneira complementar e por meio de convênios, a rede hospitalar da cidade, o que possibilita dar vazão aos procedimentos represados por conta da pandemia de Covid-19 e a ampliação de doenças neste pós-pandemia”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Além do Grendacc, atualmente, o Hospital Regional (HR) realiza a Colecistectomia. “No Município, a cirurgia para a retirada da vesícula é a que tem maior demanda. Até então, os procedimentos eram feitos no HR. Com a inclusão do Grendacc, que é muito bem estruturado, damos mais um salto, ampliando esses atendimentos”, observa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A gestora hospitalar do Grupo em Defesa da Criança com Câncer, Débora Silva, também enfatiza a importância da parceria. “É muito bom podermos contribuir com esses atendimentos. Essa parceria ainda possibilitará otimizar a estrutura instalada em nosso hospital, contribuindo para a geração de receita, fundamental no processo de recuperação econômico-financeira da instituição iniciado em 2023.”

Rodrigues e Valentina estavam aliviados e elogiaram o atendimento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Aprovação

Poucas horas após o procedimento, na última quinta-feira (4), o motorista Osório Rodrigues estampava um semblante aliviado. “Fui chamado e em menos de 15 dias, eu fiz tudo. Passei por consulta, fiz exames e marcaram a data. Todo o atendimento está sendo ótimo. Agora, é só esperar a alta e tocar a vida”, comentou.

Quem também estava feliz era sua esposa, a aposentada Valentina Conceição. “A minha preocupação era ele ter uma crise longe de casa, porque viaja bastante. Agora estou aliviada. Chegamos às 6h. Uma hora depois, ele já estava operado. Estamos sendo bem tratados.”

A dona de casa Jane Maria Mendes Gomes também falou sobre o atendimento, enquanto seguia para o centro cirúrgico. “Fui chamada faz uma semana e estou aqui. As crises estavam muito fortes e, na última vez, fui para o hospital. Isso vai acabar. O atendimento aqui é muito bom. Vou confiante.”

Jane seguiu para o centro cirúrgico feliz e confiante (Foto: Prefeitura de Jundiapi)

Mutirão

Com investimento de R$ 20 milhões do Governo do Estado, cerca de 1 mil cirurgias foram realizadas em 2023, a partir do mutirão. Neste ano, a estimativa é superar os números do ano passado, ultrapassando mil procedimentos eletivos de média e baixa complexidade. Além do Grendacc e do HR, o Hospital Universitário (HU) e o Santa Elisa fazem os procedimentos, por meio do convênio com o HSV.

O encaminhamento dos pacientes é feito pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Os munícipes que têm o diagnóstico realizado nos serviços públicos de saúde são inseridos na fila de espera do sistema e a convocação é feita pelas equipes dos hospitais.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade