Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula
Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Published

on

Atualizado há

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera.

A parceria foi firmada a partir de convênio que o Município possui, desde janeiro de 2023, com a gestão do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) para a realização do mutirão. Estão programadas 12 cirurgias por semana, podendo chegar a 54 pessoas atendidas por mês, além da oferta de avaliações prévias no ambulatório das equipes médicas de cirurgia e de anestesia, exames pré-operatórios e acompanhamento de pós-operatório.

“A saúde é a nossa prioridade e temos atuado para garantir a melhor assistência em todas as necessidades dos pacientes. Com planejamento, Jundiaí integra, de maneira complementar e por meio de convênios, a rede hospitalar da cidade, o que possibilita dar vazão aos procedimentos represados por conta da pandemia de Covid-19 e a ampliação de doenças neste pós-pandemia”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Além do Grendacc, atualmente, o Hospital Regional (HR) realiza a Colecistectomia. “No Município, a cirurgia para a retirada da vesícula é a que tem maior demanda. Até então, os procedimentos eram feitos no HR. Com a inclusão do Grendacc, que é muito bem estruturado, damos mais um salto, ampliando esses atendimentos”, observa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A gestora hospitalar do Grupo em Defesa da Criança com Câncer, Débora Silva, também enfatiza a importância da parceria. “É muito bom podermos contribuir com esses atendimentos. Essa parceria ainda possibilitará otimizar a estrutura instalada em nosso hospital, contribuindo para a geração de receita, fundamental no processo de recuperação econômico-financeira da instituição iniciado em 2023.”

Rodrigues e Valentina estavam aliviados e elogiaram o atendimento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Aprovação

Poucas horas após o procedimento, na última quinta-feira (4), o motorista Osório Rodrigues estampava um semblante aliviado. “Fui chamado e em menos de 15 dias, eu fiz tudo. Passei por consulta, fiz exames e marcaram a data. Todo o atendimento está sendo ótimo. Agora, é só esperar a alta e tocar a vida”, comentou.

Quem também estava feliz era sua esposa, a aposentada Valentina Conceição. “A minha preocupação era ele ter uma crise longe de casa, porque viaja bastante. Agora estou aliviada. Chegamos às 6h. Uma hora depois, ele já estava operado. Estamos sendo bem tratados.”

A dona de casa Jane Maria Mendes Gomes também falou sobre o atendimento, enquanto seguia para o centro cirúrgico. “Fui chamada faz uma semana e estou aqui. As crises estavam muito fortes e, na última vez, fui para o hospital. Isso vai acabar. O atendimento aqui é muito bom. Vou confiante.”

Jane seguiu para o centro cirúrgico feliz e confiante (Foto: Prefeitura de Jundiapi)

Mutirão

Com investimento de R$ 20 milhões do Governo do Estado, cerca de 1 mil cirurgias foram realizadas em 2023, a partir do mutirão. Neste ano, a estimativa é superar os números do ano passado, ultrapassando mil procedimentos eletivos de média e baixa complexidade. Além do Grendacc e do HR, o Hospital Universitário (HU) e o Santa Elisa fazem os procedimentos, por meio do convênio com o HSV.

O encaminhamento dos pacientes é feito pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Os munícipes que têm o diagnóstico realizado nos serviços públicos de saúde são inseridos na fila de espera do sistema e a convocação é feita pelas equipes dos hospitais.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement