Mulher em maca hospitalar com recém-nascida ao lado de mulher de com jaleco rosa entregando um pacote.
Doação de kits a pacientes do HU

Você sabia que hoje é comemorado o Dia Mundial da Gentileza? Para celebrar o dia 13 de novembro, o Tribuna de Jundiaí foi até o Hospital Universitário de Jundiaí conhecer a “Pastoral da Luz”. 

A Pastoral da Luz é um grupo formado por 26 voluntários da Igreja Nova Jerusalém, em Jundiaí (SP), que confecciona e distribui kits de enxovais há 14 anos aos pacientes do HU.

De acordo com a coordenadora do projeto, Alzira Andreatto da Costa, a iniciativa leva 30 kits por semana, com manta, casaco e sapatinho de lã, roupinhas, fraldas e toalha de banho, para mamães internadas no hospital.

Foto de pacotes com uma mensagem, fraldas e roupas em cima de uma mesa
Ao todo, 120 kits com mantas, roupas, fraldas, toalhas de banhos e até sapatinhos de lã são entregues por mês no hospital (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Dona Alzira explica que o projeto conta com 15 máquinas de costuras para produção das mantas e, por mês, a Pastoral da Luz confecciona 120 kits para pacientes internadas no HU. 

O grupo é mantido por doações da comunidade, confecções e pelas rifas de Dona Alzira. Segundo a coordenadora, a situação financeira do projeto é um pouco delicada e para ajudar ela faz rifas de pães. 

Ela ainda destaca que a iniciativa também é importante para quem doa. “É uma graça de Deus, não vivo sem a Pastoral da Luz”, diz orgulhosa. 

Taynara de Deus, 32 anos, foi uma das mamães que recebeu o presente especial do grupo (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Cida Aparecida Lima, que é voluntária no projeto há três anos, diz que se apaixonou pela Pastoral da Luz, mas teve receio por não saber nada sobre costura. “Conversei com a Alzira e ela disse que poderia levar a palavra durante a entrega dos kits”, detalha. 

Hoje, ela é uma das responsáveis por “dar a palavra” às mães internadas. “Independente da religião, estou ali para levar o amor de Deus e mostrar que elas são amadas”, explica Cida.

Mulheres de jalecos cor de rosa andando entre macas hospitalares da maternidade do hospital univeristário
Cida leva palavras de “conforto” a pacientes da maternidade do HU (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Doações para “sobreviver” 

Para manter o ritmo de doações, Alzira explica que precisa de doações de roupas e materiais para confecção das mantas e cobertores.  “O não nós já temos, mas precisamos insistir no sim”, diz otimista.

Veja a seguir a lista dos itens que podem ser doados:

– Fraldas tamanho ‘P’;

– Macacão tamanho ‘P’;

– Toalha de banho com capuz;

– Mantas e cobertores;

– Casaco de lã;

– Sapatinhos de lã.

De acordo com a coordenadora, os itens podem ser novos ou usados. Os interessados podem entregar na Igreja Nova Jerusalém com a identificação ‘Pastoral da Luz’ nas peças. 

Além disso, a comunidade está convidada a visitar a oficina do projeto. Ainda segundo Dona Alzira, é preciso apenas comparecer na igreja, das 14h às 17h.

Cida (à esquerda); Alzira (ao centro) e Josiane (à direita) levam alegrias, paz e confortos para pacientes do HU (Foto: Tribuna de Jundiaí)

A Igreja Nova Jerusalém está localizada na Rua Dom Roberto Pinarello de Almeida, 115, Vila Della Piazza. Mais informações pelos telefones (11) 94366-1672 (Alzira), (11) 99919-0015 (Cida), ou (11) 97685-1191 (Josiane).

[tdj-leia-tambem]