Grupo Mãos Arteiras de Jundiaí.
Grupo Mãos Arteiras promove saúde mental e comunidade entre mulheres da UBS Esplanada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Cuidado, acolhimento, aprendizado e alegria. Essas foram algumas das palavras escolhidas por frequentadoras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada para descrever o impacto do Grupo Mãos Arteiras, que nesta semana completou nove anos de atuação. A iniciativa, voltada para o bem-estar físico e mental, reúne cerca de 30 mulheres todas as segundas-feiras, às 14h, para encontros de tricô, ponto cruz, vagonite e outras técnicas de artesanato.

A proposta surgiu da necessidade de oferecer apoio emocional a mulheres em momentos de transformação pessoal, como aposentadoria, viuvez ou saída dos filhos de casa. Desde então, o grupo se tornou um espaço de escuta e acolhimento.

“Voltamos o nosso olhar para as usuárias que estavam adoecendo porque ficaram viúvas, se aposentaram e os filhos se mudaram, por exemplo. Em pouco tempo, o Mãos Arteiras cresceu, se tornando um espaço de arteterapia, onde uma acolhe a outra, elas conversam e nós atuamos na prevenção e na promoção da saúde”, comemora a gerente da UBS, enfermeira Fabiana Montoro Novo.

Vínculos que transformam

A professora aposentada Eda Arlete Pavan é um dos exemplos vivos da força do projeto. Com emoção, compartilhou a mudança que o grupo trouxe para sua rotina:

“Parei de trabalhar e fiquei imaginando o que faria. Fui convidada e nunca mais deixei de vir. Formamos aqui uma família e eu conto os dias para chegar segunda-feira”, enfatizou.

Quem também não conteve a emoção foi Inês Marassato de Oliveira, a primeira professora da turma:

“É ótimo poder ter essa atividade em nossa UBS. Cheguei com depressão e, hoje, eu sou outra pessoa. Sou muito grata pelo convite e pelo apoio e carinho de todas e da equipe”, frisou.

A força dos grupos na saúde pública

Atualmente, a UBS Esplanada conta com 21 grupos ativos que promovem diferentes atividades voltadas à saúde integral. A proposta faz parte de uma política pública de atenção humanizada à saúde, que vai além do atendimento clínico.

Em todas as UBSs e Clínicas da Família de Jundiaí, os moradores têm acesso a grupos de artesanato, fisioterapia, obesidade, qualidade de vida, meditação, auriculoterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, nutrição, entre outros. Essas atividades integram uma estratégia de cuidado ampliado, que prioriza a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

Para participar, basta que o interessado procure sua unidade de referência e conheça a programação disponível.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4