Grupos entregam refeições para moradores de rua em Jundiaí
Grupos se juntam para entregar refeições para moradores de rua em Jundiaí

Alguns moradores da região, com o intuito de fazer o bem para o próximo, decidiram se juntar e criaram grupos que entregam refeições para moradores de rua em Jundiaí. O Café Solidário e o Sopão Solidário percorrem o centro de Jundiaí e levam, além de refeições, um pouco de carinho àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Magda Ferretti, de Louveira, é uma das que estão à frente do Café Solidário, ao lado de suas duas filhas e uma amiga. O projeto, que já existe há um ano e meio, leva café da manhã e marmitas para os moradores de rua a cada quinze dias.

“O nosso grupo tem em torno de 70 membros. Sempre uma semana antes do café nós publicamos lá o que precisamos, seja bolo, café, leite, bolacha, e mobilizamos os integrantes. Além disso nós entregamos roupas, agasalhos, meias, sapatos, cobertores e às vezes até colchões”, diz.

Tudo é, então, arrecadado pelos membros, que doam o que podem, que vão desde alimentos até o tempo participando da distribuição dos itens.

Agora, durante o frio, eles entregam também sopas. No último domingo, foram 42 litros de uma bem quentinha, para esquentar a manhã.

E, quando as doações recebidas são grandes, a ajuda também vai para famílias em situações de vulnerabilidade. “Há também quem nos doa cestas básicas. Todos os meses, por exemplo, ajudamos uma família de Francisco Morato”, continua.

Magda diz que, com mais doações, seria possível realizar a entrega das refeições todas as semanas. “Esse é o nosso intuito”. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 94155-2087.

Outro projeto

Já Francieli Marega, do Sopão Solidário, começou o projeto há aproximadamente um mês. No último dia 28 de maio, por exemplo, 30 voluntários distribuíram cerca de 80 refeições.

Grupos entregam refeições para moradores de rua em Jundiaí
Francieli e os voluntários entregaram 80 refeições no último domingo (Foto: Arquivo Pessoal)

As entregas são realizadas todos os domingos, também no Centro de Jundiaí. “Entregamos refeições e também café da manhã, que é uma refeição muito importante do ponto de vista nutricional”, explica a voluntária, que é estudante de nutrição.

Ela, que é do Tocantins e chegou em Jundiaí em outubro do ano passado, começou a pensar na ideia em dezembro. Foi aí que passou a fazer um levantamento sobre o número de moradores de rua e os locais em que eles mais ficam. “Fui conversar com eles, para conhecer”, contou.

Assim como o projeto da Magda, Francieli e o grupo de voluntários também juntam os alimentos e dividem as funções para cada membro do grupo durante as ações.

Agora, a tocantinense está com a pretensão de entregar, no fim do mês, 100 cobertas com kits higiênicos, para serem distribuídas para os que necessitam.

Interessados em ajudar podem entrar em contato com a Francieli pelo WhatsApp no (12) 99104-0304.

E, tanto a Francieli quanto a Magda gararantem: a alegria dos que recebem o que comer vale por todo o trabalho.