
Criada em 24 de novembro de 1949, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) completa nesta quarta-feira (24), 72 anos. O prefeito Luiz Fernando Machado enfatiza que Jundiaí tem uma das Guardas Municipais mais bem preparadas e treinadas do estado.
“Temos orgulho da GMJ. Vimos a corporação evoluir ao longo desses 72 anos. Temos como compromisso investir em formação, fardamentos, viaturas e, especialmente, em inteligência e isso está sendo executado perfeitamente. Jundiaí é a 6ª cidade mais segura – de acordo com dados do Atlas da Violência, 2019 – entre as de médio porte do país, graças a nossa Guarda Municipal que está 24 horas cuidando da população jundiaiense”, declarou.
A Guarda Municipal prestou nestes quase dois anos de pandemia apoio às diversas unidades municipais e principalmente não deixou de atender o maior patrimônio que são os munícipes. Foram quase 28 mil rondas realizadas neste ano. De janeiro até outubro, a Guarda Municipal de Jundiaí atendeu quase 12 mil ocorrências criminais e não criminais sendo que somente o atendimento de aglomeração de pessoas em meio à pandemia foi de 1082 registros.
“Há 72 anos a Guarda Municipal cuida do nosso maior patrimônio: as pessoas. Hoje tive a honra de representar a Prefeitura no evento de aniversário da corporação. Respeito e valorizo o trabalho de cada um dos membros da GM, que cuidam da nossa Serra do Japi com a Guarda Florestal, olham por nossas crianças com os Anjos da Guarda, zelam pelas mulheres com a Patrulha Guardiã Maria da Penha, e atuam na segurança da cidade com o Canil e o Apoio Tático. Aproveito para reforçar meu compromisso com a Guarda Municipal”, destacou o vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli.

Em atendimento a Unidade de Promoção de Saúde, a GM registrou 418 escoltas de vacinas da COVID- 19 às unidades de Saúde. Os números vão mais longe: apoio aos fiscais de comércio, policiamento em próprios municipais e apoio a outros órgãos municipais somam 800 atendimentos até agora.
Reclamações de som alto foram quase que totalmente solucionadas nos Bairros São Camilo e Jardim Tamoio, através das ações em parceria com a Polícia militar após muitas reuniões chefiadas pela Unidade de Segurança Municipal. Foram realizadas até agora 98 ações de combate ao pancadão.
[tdj-leia-tambem]
De acordo com a Gestora de Segurança Municipal, coronel Carla Basson, a integração e trabalho das equipes que compõem a segurança municipal são frutos dos ótimos frutos colhidos neste período. “Desde que assumi a unidade de gestão no início do ano, passamos a ter contatos e reuniões constantes sobre as demandas da segurança no município. Fizemos a integração com as forças policiais em diversas ações de presença e de combate à criminalidade. Os esforços estão dando certo e não vão parar por aí”, explicou Carla Basson.
O comandante da GM, inspetor Benedito Marcos Moreno, destacou a dedicação e profissionalismo dos guardas neste período de pandemia. “A pandemia foi e ainda é um grande desafio para as forças de segurança pública, que não pararam um minuto de trabalhar. Nós tivemos que nos adaptar aos protocolos de segurança e ainda ter que conviver com o temor de uma possível contaminação. Orgulho-me em comandar uma guarda com profissionais tão dedicados e incumbidos com um único propósito, o de proteger nosso munícipe”, destacou Moreno.