Sistema de tranca eletrônica instalada em porta
Contar com ajuda da tecnologia é uma das principais recomendações. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Uma casa vazia pode ser alvo fácil de criminosos. Pensando nisso, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) fornece algumas dicas àqueles que vão viajar no próximo feriado ou durante o verão.

O ideal, segundo o órgão, é prevenir a invasão à residência.

“A primeira coisa que os assaltantes observam é se há lâmpadas acesas no período da manhã e à tarde, uma vez que é costume acioná-las para simular a presença de moradores à noite. Outra ação que deve ser evitada é a exposição nas redes sociais com postagens sobre a viagem”, detalha a corporação.

Veja, abaixo, todas as orientações da GMJ:

  • Avise algum vizinho de confiança que a família irá se ausentar, assim ele poderá vistoriar o imóvel e acionar forças de segurança se necessário.
  • Solicite a um vizinho ou a alguma pessoa de confiança para que apague as luzes da casa durante o dia;
  • Se possível, contrate um sistema de monitoramento. A medida vale para os casos de viagem, mas também para quando a família está em casa.
  • Mantenha cadeados, jornais e cartas fora do alcance de visão. Esses itens dão a impressão de que não há ninguém na residência;
  • Se possível, interrompa a entrega de jornais enquanto estiver em uma viagem;
  • Desligue interfone e campainhas. Os criminosos podem acionar os equipamentos para checar se há alguém em casa.
  • Tranque janelas e portas, inclusive as que ficam dentro de casa. Se possível, instale trancas ou correntes que dificultem ainda mais o acesso.
  • Bloqueie a visão para o interior da residência fechando cortinas e persianas.

Qualquer sinal suspeito, a recomendação é o acionamento da Polícia Militar (190) e Guarda Municipal (153). As ligações são gratuitas. O jundiaiense pode entrar em contato ainda com o Centro de Operações Táticas (COT) pelo telefone 4492-9060.

É possível também acionar a GMJ pelo Aplicativo Jundiaí – disponível para aparelhos smartphone– nos campos de Segurança e Proteção do Cidadão.

[tdj-leia-tambem]