
Nesta terça-feira (19), o prefeito Luiz Fernando Machado apresentou, durante encontro na Sociedade Esportiva Estrela, novas ações sobre segurança e zeladoria relacionadas ao bairro Ponte São João.
Com ações integradas, entre Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e Polícia Militar (PM), o chefe do executivo garante reduzir os índices criminais da região.
“Ponte Segura representará a descentralização das ações da Guarda Municipal para o bairro, nos mesmos moldes como já acontece no Centro Seguro, registrando índices muito significativos no combate à violência e criminalidade”, destacou o prefeito Luiz Fernando.
Para o inspetor Benedito Marcos Moreno, comandante da GMJ, a parceria será fundamental para reduzir a criminalidade do bairro. “O patrulhamento diário não cessa, acontece de segunda a segunda, inclusive nos finais de semana e feriados”, detalha.
Já o tenente-coronel Yasui, comandante do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior acredita que o programa Vizinhança Solidária (monitoramento dos próprios moradores) é um dos caminhos para ações efetivas.
Tolerância zero
Plano de segurança é intensificado há quatro meses, com Operação Saturação realizada pela Guarda Municipal na grande região que inclui as vilas Graff, Joana, Guilherme, e Cordeiro; jardins da Fonte e Carlos Gomes, com objetivo diário combater o tráfico de drogas, roubos, furtos, e a prevenção de outros crimes; dessa forma orientando moradores e comerciantes que demonstram a preocupação no dia a dia.
Além do patrulhamento diário e intensivo, a GMJ realiza a abordagem das pessoas em situação de rua, identificando principalmente aquelas em atitude suspeita que são conduzidas ao plantão policial, ou para encaminhamento ao atendimento social junto às instituições e setores que poderão acolhê-las.