Gustavo Martinelli

O limite entre Jundiaí e Várzea Paulista pode ser definido por uma rua. Na região Sul da parte jundiaiense, a rua Várzea Paulista se funde à avenida Fernão Dias Paes Leme, já em território varzino. Outros acessos são possíveis para se chegar ao município vizinho, como a região do bairro Colônia, na Zona Leste, por exemplo. Essa conurbação urbana também traz desafios para as administrações públicas, principalmente quando se trata de garantir serviços públicos e melhorias: de quem é a responsabilidade? Como executar essas obras e ações?

Foi pensando nisso que as prefeituras dos dois municípios já começaram a desenvolver um trabalho conjunto, voltado ao planejamento e à realização de obras de infraestrutura e mobilidade. Liderada pelo vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli (DEM), uma reunião para tratar deste tema já foi realizada esta semana, com representantes dos poderes Executivo e Legislativo de ambas cidades.

“Estamos planejando um trabalho de forma conjunta, reunindo representantes das duas cidades, além dos moradores dos bairros que fazem divisa”, contou Martinelli. “O objetivo é discutir obras necessárias, como a drenagem para evitar enchentes na avenida da Várzea e o recapeamento e construção de galerias na avenida Doutor Walter Gossner. A partir desses encontros, serão definidos projetos para serem desenvolvidos em curto, médio e longo prazos, além das formas para captação dos recursos, principalmente de maneira conjunta”.

Planejamento segue em áreas essenciais para a população das duas cidades (Foto: Divulgação/PMJ)

O time de Jundiaí escalado para esta missão tem Ademir Pedro Victor, gestor adjunto de Obras e Infraestrutura; Carlos Alberto Ferreira de Souza, diretor do Departamento de Obras da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos; Aloysio Queiroz, gestor de Mobilidade e Transporte; e os vereadores Rogério Ricardo da Silva (DEM) e Adriano Santana dos Santos, o Dika Xique-Xique (PL). De Várzea Paulista, são: João Paulo Souza, gestor da Casa Civil; Josué Vieira Santana, gestor de Obras e Urbanismo; além do vereador Gilberto Donizete de Morais, o Giba (MDB).

[tdj-leia-tambem]

Segundo Gustavo Martinelli, novos encontros já estão programados, com agenda sempre propositiva para ações que beneficiem as duas cidades. “Vamos envolver os demais setores para planejarmos e debatermos as ações possíveis em parceria, realizarmos os projetos e iniciarmos a busca de recursos”.

Ações por toda cidade

Além dos projetos, o vice-prefeito contou que tem intensificado a agenda para acompanhar de perto as obras e o contato com a população. Nos últimos dias, Martinelli vistoriou as obras da Clínica da Família e da Unidade de Pronto-Atendimento da Ponte São João. O espaço de 3 mil metros quadrados reunir, num só lugar, a atenção básica da Saúde e os atendimentos de urgência e emergência.

Na obra da escola da Vila Hortolândia, Gustavo Martinelli e o prefeito Luiz Fernando Machado (Foto: Divulgação)

Na Vila Hortolândia, ele conferiu as obras de construção da Emeb Joaquim Candelário de Freitas. “Será uma nova escola, com três pavimentos interligados por elevador, que abrigarão 20 salas de aula, anfiteatro, biblioteca e laboratório. Na área externa, uma quadra coberta e muito espaço para o desenvolvimento de atividades pedagógicas fora da sala de aula”, destacou.

Anúncio de melhorias para a região Sul, com obras da CCR Autoban (Foto: Divulgação)

Na sexta (18), participou de reunião com a concessionária CCR AutoBan para tratar de melhorias de mobilidade, com a continuidade das marginais da rodovia Anhanguera, na região Sul da cidade. “As obras atendem demandas para melhor mobilidade de moradores da região Sul, além de ampliar a segurança do trânsito”, ressaltou Martinelli.