Hospital São Vicente recebe equipamento que promete reduzir sessões de radioterapia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, Jundiaí recebeu um equipamento da versão mais avançada do Halcyon, acelerador linear considerado uma revolução na radioterapia. O equipamento, fabricado pela Varian Medical Systems, do grupo Siemens Healthineers, fará parte do dia a dia do Hospital São Vicente de Paulo. Assim, trazendo mais eficiência e conforto aos pacientes oncológicos.

A cerimônia aconteceu no Centro de Treinamento da Varian, e reuniu lideranças da saúde e especialistas em radioterapia do Brasil e da América do Sul.

Tecnologia que transforma o tratamento de câncer

Entre os principais avanços do Halcyon está a possibilidade de reduzir drasticamente o número de sessões de radioterapia. De acordo com a empresa, tratamentos que antes exigiam cerca de 30 sessões poderão ser concluídos em apenas nove. Isso representa não apenas mais qualidade de vida para os pacientes, mas também maior capacidade de atendimento nos serviços de saúde.

O prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância do investimento. “Essa tecnologia moderna é mais uma grande conquista para a saúde. Parabenizamos a visão e o investimento da Varian, que terão reflexos não somente nos pacientes, mas em cada família”, afirmou.

“Também estamos orgulhosos porque o São Vicente passará a contar com esse equipamento, o que qualifica ainda mais o atendimento oncológico na cidade, juntamente com a parceria firmada entre o Município e o A.C Camargo”.

Hospital São Vicente recebe equipamento que promete reduzir sessões de radioterapia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Mais rapidez e eficiência no SUS

O CEO da Varian para a América Latina, Humberto Izidoro, explicou que o Halcyon foi desenvolvido para atender especialmente países emergentes, onde muitas vezes os hospitais ainda utilizam máquinas antigas.

“Enquanto os equipamentos tradicionais tratam 50, 60 por dia, o Halcyon trata 100. Já temos exemplos no Chile de 1.800 pacientes atendidos em 12 meses com um único aparelho. É uma revolução silenciosa que também ocorre em Jundiaí. O Hospital São Vicente, em poucos meses, estará com o equipamento, transformando o campo de radioterapia da região e atendendo ao SUS”.

A previsão é que o acelerador comece a operar no setor de Radioterapia do São Vicente no início de 2026, substituindo o equipamento atual, que já tem duas décadas de uso.

Saúde pública fortalecida em Jundiaí

A secretária de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, ressaltou o impacto da novidade.
“A gestão demonstra o comprometimento com saúde de qualidade e com a luta contra o câncer, ampliando o acesso a tratamentos avançados com a mesma qualidade das melhores instituições do País. Jundiaí tem o terceiro hospital do Estado a ter esse equipamento”, afirmou.

O físico do Hospital São Vicente, Flávio Luis Longo Vermíglio, também destacou o ganho de capacidade. “Hoje funcionamos das 5h às 22h, atendendo 65 novos pacientes por mês. Com o Halcyon poderemos ampliar esse quantitativo, absorvendo o aumento da demanda nos próximos anos, sem necessidade de contratar serviços em unidades externas. Vamos agregar tecnologia e tempo”, explicou.

[tdj-leia-tambem]

Autoridades e especialistas presentes

Além do prefeito Gustavo Martinelli, estiveram presentes na cerimônia representantes da Prefeitura, como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser; o diretor do Departamento de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli; e o assessor de Desenvolvimento Econômico, Mark Willian.

Também marcaram presença o CEO da Siemens Healthineers para a América Latina, Fabrizio Sgnorin; o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), Edson Rogatti; o presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), Pascoal Marracini; e a diretora global de educação e treinamento da Varian, Anne Razavi.