
Para muitas famílias, algumas comemorações se tornam tradição, e em Jundiaí, o Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma delas. O ano de 2020 foi complicado em muitos sentidos, e um deles foi uma mudança geral na vida que nós considerávamos “normal”.
Agora, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a queda constante nos números de casos e mortes causados pela doença, a flexibilização dos eventos está possibilitando a volta de atividades que estavam, até então, suspensas.
Mas engana-se quem pensa que a animação do pessoal é para festas gigantescas. No momento, o foco é poder reunir a família e amigos próximos novamente. Esse é o anseio da jornalista jundiaiense, Gláucia Mazzei.
Pequeno, mas inesquecível
Gláucia conta que a família adora se reunir para uma boa festa. Há alguns anos, a festa de Halloween acabou virando tradição na casa de sua irmã, Nádia. Agora, depois de tantas preocupações no ano passado, em 2021 vão poder se reunir novamente.
“Nossos encontros são sempre muito alegres e divertidos, adoramos estar juntos. Todo ano compramos alguma peça para acrescentar à decoração. A família se empolga e se fantasia. Alguns mais, outros menos, mas as pessoas usam pelo menos um acessório alusivo à data”, conta.

A jornalista também explica que no ano passado, a família cancelou os planejamentos para a festa. Mas, agora, estão todos completamente vacinados, e poderão curtir a data como antes.
“Por conta desta retomada, estamos mais empolgados. Estamos muito felizes com mais este encontro“, conta.
Além das fantasias, a família está investindo e inovando nas decorações da casa, para dar as boas-vindas aos convidados e matar a saudade do Dia das Bruxas tradicional.
“Meu cunhado, Gilberto, comprou E.V.A para completar a decoração com alguns elementos – morcegos, bruxas, etc. Cada hora ele inventa algo para deixar a noite mais animada”, explica Gláucia. “Eu voltei a fazer velas artesanais e fiz algumas próprias para a festa. A ideia é deixar o ambiente iluminado à luz de velas, para ficar um clima bem gostoso.”

Vizinhança assustadora e reunida
A Associação do Horto Santo Antônio é um grupo de moradores do bairro que se reúne frequentemente para participar de ações sociais em Jundiaí e solicitar melhorias para a comunidade.
Desde 2017, o grupo de vizinhos promovem uma Festa de Halloween, com parcerias de empresas, e até competição de melhor fantasia entre os moradores. O esforço é real, e até as casas são decoradas para a comemoração.
“A união dos vizinhos, mesmo cumprindo todo o protocolo sanitário, é uma forma de confraternizar, onde haverá, como é tradição, a premiação para as casas decoradas.”


Susto com segurança
No ano passado, por causa da pandemia, a Associação entrou em um acordo de não fazer a festa. Mas, em 2021, o evento volta com tudo e um pouco mais. De acordo com Maria Patrícia, uma das integrantes da Associação, a celebração contará com medidas preventivas, para garantir a segurança de todos e, principalmente, das crianças, que se divertem muito na festa à fantasia.
“Este ano será obrigatório uso de máscaras e higienização com álcool nas mãos constantemente, com distanciamento entre as crianças”, explica.

Novidades em 2021
Mesmo com os concursos de fantasia e casas decoradas tradicionais, a festa ainda contará com uma novidade que promete ganhar o coração de todos.
A Associação recebeu a ótima notícia de que a Locomotiva da Alegria, um trenzinho iluminado de recreação e entretenimento que realiza passeios na cidade, participará da festa.

Maria Patrícia destaca ainda que, além dos esforços da comunidade, empresários locais estão colaborando com a festa tradicional de Halloween, arrecadando brindes e brinquedos de recreação para os pequenos.
Participaram empresas como agências de advocacia, academia, companhias de serviço mecânico e climatização, pet shop, pizzaria e restaurantes, e uma escola infantil da cidade, entre outros.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		